sexta-feira, julho 02, 2010

PAINEL DA FOLHA

Tempo de tela 
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 02/07/2010

Além da bateria de propagandas do PSDB e de aliados na televisão e no rádio, a nova pesquisa Datafolha capturou o efeito do aumento da exposição do eleitor a entrevistas e sabatinas. Em junho, 30% dos entrevistados disseram ter visto alguma entrevista de José Serra (PSDB) -eram 25% em maio. Outros 43% afirmaram já tê-lo visto nessa situação durante o ano.

No caso de Dilma Rousseff (PT), que passou um período em viagem à Europa e evitou alguns debates e sabatinas, 25% dizem ter conhecimento de suas entrevistas neste mês -caiu dois pontos em relação a maio. O total da candidata de Lula no ano é de 37%.
Imersão Depois de uma rápida passagem pelo Rio, hoje, o recém-indicado vice de Serra, Indio da Costa (DEM-RJ), desembarca no fim de semana em São Paulo para conhecer o staff da candidatura tucana. O "demo" recebeu ontem a incumbência de coordenar a campanha do tucano no Rio.
Cola Sentado na primeira fileira da sabatina de Serra ontem na CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Indio anotou cada frase do candidato.
Sujeira pesada O DEM, que bateu bumbo para o envolvimento de Indio no projeto da Ficha Limpa, decidiu não lançar candidato próprio no Distrito Federal e apoiar Joaquim Roriz (PSC), cuja ficha ameaça torná-lo inelegível à luz da nova lei. O "demo" Alberto Fraga concorrerá ao Senado na chapa.
Uniformizada A primeira-dama, Marisa Letícia, telefonou ontem para Dilma Rousseff e convidou a candidata do PT a assistir a Brasil x Holanda no Palácio da Alvorada, com Lula & Cia.
Em marcha Se o Brasil for à semifinal da Copa, na terça, Dilma remarcará para o dia seguinte a caminhada pelo centro paulistano que marcará o início da fase oficial de sua campanha.
Deixa estar Antes mesmo de o presidente do TSE ter suspendido a decisão que, na prática, impõe a verticalização das alianças via propaganda, os candidatos governistas foram orientados a não mexer nas coligações que eventualmente pudessem ser questionadas.
Troco Na próxima semana, deputados e senadores vão conversar com Ricardo Lewandowski. Dirão que, se o TSE não recuar em agosto, o Congresso poderá votar decreto derrubando a decisão.Acerto Advogados chegaram a negociar entre si um "jeitinho", no qual todos manteriam o apoio dos partidos aos candidatos, mas sem fechar a coligação no papel.
Transição 1 Em reunião ontem com o presidente do STF, Cezar Peluso, e do TSE, Ricardo Lewandowski, Lula disse que não vê como tratar do aumento reivindicado pelo Judiciário federal ainda em seu mandato, pois geraria impacto para o sucessor.
Transição 2 O presidente se comprometeu a chamar o eleito para reunião com ele, Peluso e Lewandowski, encaminhando depois a solução acordada nesse encontro. Por ora, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) receberá os grevistas para tentar colocar fim à paralisação.
Visita à Folha O coronel Alvaro Batista Camilo, comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, visitou ontem a Folha. Estava com o coronel Marco Antonio Augusto, chefe do Centro de Comunicação Social da PM, a tenente-coronel Maria Aparecida de Carvalho Yamamoto, subchefe, e o capitão Arthur Alvarez de Souza.
Tiroteio
 O vice do Serra já entrou na campanha mentindo: o relator do Ficha Limpa foi o deputado do PT José Eduardo Cardozo.
Contraponto
#PIBfeelings 
 Comentário entusiasmado do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, no Twitter:

-Se economia crescer 7,3% em 2010, como prevê o BC, será crescimento médio anual de 4% entre 2003 e 2010. Expansão de 37% nos oito anos de Lula.

O presidente do PPS, Roberto Freire, responde:

-Você sabe qual foi o crescimento da China nesse período.Talvez duas a três vezes o do Brasil de Lula.

Volta Paulo Bernardo:

-E você sabe que a média de Lula é quase o dobro do crescimento ocorrido no período FHC, certo?

Nenhum comentário: