domingo, julho 18, 2010

ANCELMO GÓIS

Negócios & Cia
ANCELMO GÓIS

O GLOBO - 18/07/10

Nem tudo é má notícia no Flamengo com a saída de Adriano e o distrato com Bruno.

Sem os bad boys, clube e patrocinadores, juntos, economizam uns R$ 800 mil por mês.

Medo de avião

Lula foi de helicóptero, quarta, a um campo do pré-sal capixaba.

Na volta, aliviado, contou ter medo da geringonça.

Confessou ter cancelado uma visita ao campo de Tupi, dia 1ode maio de 2009, porque teria de voar hora e meia mar adentro.

Prostituta Surfistinha

As redes sociais estão com tudo.

Deborah Secco, a atriz, vai usar o Twitter para lançar, terça, o primeiro trailer do filme “Bruna Surfistinha”, que protagoniza.

É baseado na história real de uma jovem paulista de classe média que conta ter transado com mil homens em três anos.

O novo Minc

Entre dilmistas, fala-se no embaixador Luiz Alberto Figueiredo para ministro do Meio Ambiente, no caso de vitória da petista.

Aliás, no comando da campanha, circula a gracinha de que são tantos os candidatos a ministro que ela pensa, se eleita, em decidir numa raspadinha.

Racha na Cepal

Carlos Lessa e Maria da Conceição Tavares estão divididos nesta eleição. Ele vota em Serra. Ela, em Dilma.

Os dois professores são amigos de Serra dos tempos em que conviveram juntos no exílio, nos anos 1960, no Chile. Era uma época de grande efervescência intelectual estimulada pela Cepal, órgão da ONU para assuntos de economia na América Latina, com sede em Santiago.

O poder do voto

Aliás, Lessa, que presidiu o BNDES no início do governo Lula, aplaude Serra, quando o tucano questiona os “poderes ilimitados” do Banco Central: — Não quero viver em um país presidido pelo presidente do BC, mas pelo presidente da República eleito pelo voto.

Diário de um mago

Paulo Coelho é o convidado de honra da festa do Ano Santo Compostelano, na Espanha, essa semana.

O próximo será só em 2021.

Deus e política

Há uma movimentação de setores da Igreja Católica para apoiar a candidatura de Picciani ao Senado e tentar derrotar Crivella, ligado à Igreja Universal.

Na eleição para o Senado em 2006, católicos do Rio ajudaram a derrotar a candidata Jandira Feghali na última hora, por causa de suas posições favoráveis ao aborto.

A conferir.

Os cabelos da Vila

O enredo da Vila Isabel para 2011 será sobre cabelo.

O desenvolvimento é da supercampeã Rosa Magalhães.

No remo és imortal

Rober to Dinamite quer construir um novo deque para o Vasco, na Lagoa.

O projeto vai ser mostrado nos próximos dias ao vascaíno Eduardo Paes.

ZONA FRANCA

Sai pela Forense nova edição de O controle dos atos administrativos pelo Poder Judiciário”, atualizada por Gustavo Binenbojm e com prefácio do ministro Carlos Velloso.

A turnê de Mikhail Baryshnikov, em outubro, é assinada por Maria Rita Stumpf, da Antares Promoções.

Paulo Skaf, presidente da Fiesp, o entrevistado de Celso Athayde no site celsoathayde.com.br/2010.

A Biruta Mídias Mirabolantes ganhou o AMPRO Globes 2010.

A YO! e o restaurante Nove fazem ações para o dia do amigo.

A exposição “Um rio salgado”, com curadoria de Carlos Dimuro, está na Biblioteca Nacional.

O DOMINGO É DE Isis Valverde, a mineirinha de 23 anos que estreia amanhã, na novela “Ti-ti-ti”, a primeira protagonista de sua carreira.

A atriz viverá Marcela, uma menina batalhadora, apaixonada e cheia de sonhos.

Isis, nesta foto, está posando com o pôr do sol ao fundo do Mirante de Mangabeira, na capital mineira, cidade onde nasceu e para onde voltou para gravar as primeiras cenas da novela.

Que seja feliz!

A nossa Soweto

No campeonato das catedrais da bola, o sul-africano Soccer City e o alemão Estádio Olímpico de Berlim perdem de goleada para o nosso Maracanã. Em 2014, o mundo inteiro vai estar de olho na sexagenária arena carioca, o que deixará ainda mais em evidência sua vizinhança — em especial, um outro emblema do Rio ali pertinho: a Mangueira.

A favela carioca não viveu a tragédia de Soweto, bairro pobre de Johannesburgo, bastião da resistência ao apartheid (e endereço do Soccer City), mas, como ensina o samba (“Exaltação à Mangueira”, de Enéas Brites e Aloísio Augusto da Costa), “Todo mundo te conhece ao longe/ Pelo som dos seus tamborins/ E o rufar do seu tambor”. Agora, tem quatro anos para se livrar dos problemas.

São muitas as mazelas da Soweto verde e rosa, as cores da Estação Primeira, a mais tradicional escola do Rio. Da Rua Visconde de Niterói, onde fica o Palácio do Samba, e morro acima, impera o caos urbano — para não falar no tráfico de drogas, que faz o povo de lá sonhar com uma UPP para chamar de sua (alô, Cabral!).

Ideias não faltam. O secretário de Habitação do Rio, Pierre Batista, planeja, em conjunto com o governo estadual, reformar mil imóveis hoje abandonados na Visconde de Niterói, que será revitalizada, para virar uma espécie de calçadão.

— A área em frente à quadra terá um novo visual — promete ele, falando ainda da implantação de um teleférico que sai do Maracanã, passa pela comunidade e pela Quinta da Boa Vista, pousando no Campo de São Cristóvão.

O presidente da Mangueira, Ivo Meirelles, aposta na força da história. Ele reivindica a construção de uma nova quadra para os ensaios, onde está o prédio abandonado pelo IBGE há oito anos. No Palácio do Samba ficaria o Centro Cultural da Memória da Mangueira.

— As pessoas conheceriam nosso passado e depois fariam um tour pelo morro, para visitar as casas de baluartes como Dona Zica, Dona Neuma, Carlos Cachaça, Seu Jair e conhecer personalidades como Mestre Delegado — planeja Ivo, garantindo que os recursos do teleférico (“Que aqui ninguém quer”) são suficientes.

— Dá e sobra.

Seja como for: alô, Cabral, alô, Paes! A Mangueira tem que estar nos trinques até a Copa.

Nenhum comentário: