sábado, junho 05, 2010

PAINEL DA FOLHA

Imersão
RENATA LO PRETE
FOLHA DE SÃO PAULO - 05/06/10

Depois de um período afastado de Minas Gerais por conta das férias de Aécio Neves, o tucano José Serra fará uma ofensiva no Estado antes da convenção do PSDB que oficializará sua candidatura à Presidência, no sábado em Salvador. A ideia dos coordenadores da campanha é que ele apareça ao lado de Aécio três vezes nos próximos dias. Além do mergulho no segundo maior colégio eleitoral do país, a intenção dos tucanos é manter os dois lado a lado para sincronizar discursos num período em que a pressão para o anúncio do vice na chapa atingirá a fervura máxima.
O périplo começa na segunda, em Montes Claros, no "Encontro de Lideranças do Norte de Minas".



Vizinhança Além da falta de um palanque para Serra na Paraíba, seus aliados se viram às voltas com outros problemas durante a visita dele ontem ao Estado. O momento mais crítico foi o bombardeio da imprensa sobre o apoio do senador Efraim Morais (DEM), enroscado com novas suspeitas de nomear servidores fantasmas. 

Balança Um integrante do comando da campanha minimiza o estrago: "A aparição no maior São João do país compensa tudo isso". 

Retrovisor O PT nacional de fato garantiu ao PMDB que se Hélio Costa não mudar de ideia será o candidato da base ao governo em Minas. Mas as pesquisas recentes dos institutos Sensus e Ibope, que apontam o crescimento de Antonio Anastasia (PSDB), alarmaram de A a Z os envolvidos no consórcio. 

Detalhes O diretor do Vox Populi, João Francisco Meira, fez ao núcleo da campanha de Dilma, na última quarta-feira, uma avaliação mais apurada dos dados da recente pesquisa contratada pelo PT ao instituto sobre o cenário nacional. 

Transferência O dado que mais animou os petistas: quando questionados sobre quem é o candidato de Lula, 72% acertaram a resposta, contra 28% que disseram não saber. Nesse grupo que acertou o nome de Dilma, a petista abre uma vantagem de 19% sobre Serra. 

Prazo Numa espécie de ultimato ao PMDB de Jader Barbalho, a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), avisou que anunciará a chapa à reeleição no dia 22.

Febre Do presidente do PT, José Eduardo Dutra, cada vez mais assíduo no Twitter: "Esse negócio vicia mesmo. Estava no circo, sem bateria, em crise de abstinência". 

DNA Indicado pelo PDT paulista para a vice de Aloizio Mercadante (PT) ao governo, o deputado estadual Major Olímpio foi ajudante de ordens do ex-governador Luiz Antônio Fleury Filho (PTB), para quem continuou prestando serviços de segurança pessoal após o fim do mandato no Bandeirantes. 

Fileira O primeiro suplente de Orestes Quércia (PMDB-SP) ao Senado será o vereador Antônio Goulart, do mesmo partido. Cotado para a vaga, o pastor José Wellington, presidente da Assembleia de Deus paulistana e também da convenção geral da igreja no Brasil, não topou, mas prometeu o engajamento dos evangélicos. 

Santinho Diretor degolado do Senado no escândalo dos atos secretos, Agaciel Maia, que disputará a eleição para deputado pelo nanico PTC, tem distribuído tabelinhas dos jogos da Copa com sua fotografia no verso. 

Lupa O Ministério da Justiça lança no dia 11 uma campanha para combater a formação de cartéis nas licitações relacionadas à Copa-2014 e à Olimpíada-2016.


com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

tiroteio

Além das evidências, o PT é reincidente. É ridículo querer o papel de vítima agora. 

DO DEPUTADO PAULO BORNHAUSEN (SC), líder do DEM na Câmara, sobre a interpelação judicial do PT para que José Serra confirme a declaração na qual responsabilizou Dilma Rousseff pela confecção de um dossiê.

contraponto

Receita de sucesso Em 1994, Rodrigo Rollemberg concorria a deputado distrital pelo PSB e foi ouvir Miguel Arraes, então presidente da sigla e governador de Pernambuco.
-Pra ganhar, meu filho, tem que ter bêbado e maluco no comício- ensinou o experiente político.
O hoje deputado federal não entendeu direito, até que, num comício na reta final da campanha, identificou vários apoiadores "calibrados" na plateia. No palanque, um assessor lhe sussurrou:
-Acabou de sair pesquisa. Você está na frente!
Rollemberg se elegeu como o quinto mais votado.

Nenhum comentário: