terça-feira, junho 08, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Empregadores brasileiros estão entre os mais otimistas no mundo, diz pesquisa 
Maria Cristina Frias

Folha de S.Paulo - 08/06/2010

Os empregadores brasileiros estão entre os primeiros da lista dos mais otimistas no mundo, de acordo com pesquisa da empresa de recursos humanos Manpower, sobre o terceiro trimestre, que será divulgada hoje.

No mundo, o Brasil, com índice de expectativa de emprego de 40%, só perde para a Índia (42%). As previsões também são fortes em Taiwan (35%) e China (27%). O estudo abordou 61 mil empregadores de 36 países.

O levantamento anterior foi citado pelo ministro Guido Mantega (Fazenda) e pela pré-candidata Dilma Rousseff (PT) para exaltar a perspectiva de emprego no Brasil no trimestre passado.
"Há quatro trimestres, o índice no Brasil tem aumentado", afirma Pedro Guimarães, diretor da Manpower no Brasil.

O indicador resulta da diferença entre as porcentagens positiva e negativa nas respostas dos entrevistados quanto à expectativa de crescimento da empregabilidade no mercado de trabalho para o trimestre seguinte.

No caso do Brasil, 44% acreditam que aumentarão a força de trabalho, e 4% preveem reduzir a mão de obra. Portanto, a Expectativa Líquida de Emprego é de 40%.

No país, empregadores da cidade de São Paulo e do Estado do Paraná são os mais positivos, com o índice de Expectativas Líquidas de Emprego de 44% cada um.

Há expectativas negativas em Itália (-9%), Espanha (-6%) e Grécia (-5%).
Aposta no Paraná
A DBM, consultoria global especializada em gestão de pessoas, vai abrir mais um escritório no Paraná, o quarto da companhia no Brasil.

"É sempre um risco abrir em outro Estado, mas o Paraná tem empresas importantes e grandes", diz Claudio Garcia, presidente para América Latina e Brasil.

O foco da empresa é a recolocação de pessoas em caso de demissão ou de mudanças na companhia.

Qualquer tipo de transferência de funcionários, seja decorrente de uma fusão ou aquisição, uma reestruturação da empresa, ou uma mudança de estratégia, entra no escopo da consultoria.

Há quem estranhe que companhias paguem por assessoria para executivos demitidos do comando das empresas, segundo Garcia. "Mas é importante para quem fica ver o cuidado da empresa com quem sai", diz.

A DBM também inaugurou recentemente um escritório para atender executivos de médio escalão, como gerentes. Em 2009, os setores de energia, petroquímica e química foram os que mais buscaram executivos para contratação, com alta de 66% (energia) e 74% (petroquímica/ química) no acumulado de 2009 ante 2008.
Coisa de Criança
Depois de 17 anos no setor de águas e de ter vendido sua empresa para a Nestlé, Antonio Carlos Curiati vai lançar uma cadeia de lojas de presentes para crianças.

A primeira delas, a Casa Cor de Rosa, voltada para meninas de zero a dez anos, será aberta amanhã, no Jardim Europa, em SP.

Para os meninos, será criada a Casa Azul, em julho, em Moema, também na capital.

"Minha irmã teve a ideia. Não podemos ficar parados", diz. Até 2011, estão previstas 12 unidades.
Empresa Investe Em Qualificação
Com a falta de mão de obra qualificada no Brasil, as empresas aumentam os investimentos na capacitação de seus funcionários.

De acordo com pesquisa da Amcham (Câmara Americana de Comércio) realizada com o Ibope, 76% das companhias promovem programas de treinamento interno e 60% subsidiam cursos externos para os funcionários.

"O estudo indica uma retomada dos investimentos corporativos em treinamentos. No auge da crise global, eles haviam sofrido um resfriamento e agora voltam a ser prioridade, tamanha a falta de mão de obra qualificada", diz Gabriel Rico, diretor-executivo da Amcham.

O estudo, que ouviu 211 executivos de grandes e médias empresas no país, será apresentado amanhã no seminário "Qualificação da Mão de Obra como Fator Vital de Competitividade".

Boa pegada Será lançada amanhã, no Brasil, a Forest Footprint Disclosure, projeto da ONG inglesa Global Canopy Programme. O objetivo é minimizar o risco de ter commodities ligadas a desmatamentos ilegais nas cadeias produtivas.
Documento
A partir de hoje, entra no ar o Jucesp OnLine, para a pesquisa de dados de mais de 5 milhões de empresas de SP. O site da Junta Comercial também permite a emissão de documentos com validade jurídica.

Nenhum comentário: