quinta-feira, junho 17, 2010

BRASIL S/A

PIB no pano verde
Antonio Machado

CORREIO BRAZILIENSE - 17/06/10

Crescimento em 2010 virou loteria. Apostas vão de 6,5% a 8%, com forte queda até dezembro. Será?


O desempenho da economia brasileira este ano virou loteria depois da expressiva variação do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre. Ponto pacífico é que está garantida expansão mínima de 6% em relação a 2009. Incerto é quanto mais que isso poderá ser.

O ritmo de crescimento de 2,7% em relação ao trimestre anterior e de 9% sobre igual base de 2009 não vai repetir-se. A economia vai crescer menos — bem menos, na conta do Ministério da Fazenda e de uns poucos analistas —, e não muito menos, na visão de consenso.

Parece picuinha discutir se o crescimento estará mais perto de 8% sobre 2009 que de 6,5%, a aposta da Fazenda. No boletim Focus, do Banco Central, que revisa semanalmente os cenários de uma centena de bancos e consultorias, o PIB projeta crescimento de 7%.

Parece bobagem, mas não é. Conforme as expectativas, o ciclo e a intensidade da Selic serão maiores ou menores. Indústrias ajustam a produção e estoques conforme o que esperam da demanda, e fazem o mesmo com a velocidade dos investimentos, influenciadas não apenas pelos seus dados internos, mas também pelos cenários externos, que por sua vez repercutem na veia a trajetória esperada para a Selic.

Aliás, o efeito imediato da Selic é sobre as disponibilidades das empresas, não bem sobre o consumo das famílias diretamente, já que há uma forte relação entre juros e a taxa de retorno da atividade operacional. Se o BC pilota a Selic de olho na pressão do consumo sobre a oferta interna limitada, complementada por importações, o consenso de curto prazo sobre a temperatura da economia não é uma informação fútil. É decisiva para a condução dos negócios.

Os argumentos que fundamentam os cenários mais ou menos aquecidos sobre o comportamento do PIB até o final do ano são consistentes, o que significa que os indicadores setoriais de produção, de renda e de evolução do crédito ao consumo não estão prontos para indicar a tendência que se avizinha. Sabe-se que a economia vai rodar a um ritmo menor frente ao primeiro trimestre. Mas se desconhece se sua velocidade vai passar da 4ª marcha para a 3ª ou para a 2ª.

O varejo perde pique
O pessoal preocupado com o radar tenderá a tirar o pé do pedal do crescimento, se considerar notícias como a das vendas do varejo em abril. O comércio vendeu 3% menos que em março, maior queda de um mês para outro na pesquisa do IBGE. No varejo ampliado, conceito que adiciona o comércio de carros, motos e material de construção, a redução foi ainda maior, 4,7%. É a série mensal que prenuncia o comportamento da economia no curto prazo, não o comparativo anual.

Por tal critério, o varejo tradicional vendeu em abril 9,1% mais que em igual mês do ano passado. O comércio ampliado, mais 12,7%. Mas isso é passado, tanto quanto o PIB do primeiro trimestre.

Dosagens divergentes
Para adiante o que será? Duas fontes de referência da coluna não se põem de acordo sobre o desempenho do PIB de abril a dezembro. O economista Fernando Montero, especialista em contas nacionais, por exemplo, revisou sua projeção de crescimento de 7,1% este ano para 7,8%. A consultoria LCA fez o mesmo, mas de 6,2% para 6,6%.

A divergência está na dosagem da desaceleração até dezembro. Para Montero, para o PIB crescer 6,5% no ano, como projeta a Fazenda, a desaceleração prevista implica “estagnação”. A evolução do PIB nos três trimestres finais de 2010 teria de ser, em média, de 0,34%, o que, diz ele, é inexequível, tanto quanto a variação anual do IPCA prevista pela Fazenda, de 5%, que supõe acréscimos mensais de 0,2% ao mês. A economia perde pique, mas não é acuada. O consumo cai em seu cenário, mas o investimento cresce, amortecendo a redução.

É cedo para concluir
Para a LCA, o fator estoques, “que impulsionou os resultados do PIB nos dois últimos trimestres”, terá redução significativa nos próximos meses. O consumo das famílias, acrescenta, também será um “vetor importante de desaceleração do PIB”. Tais premissas levam o cenário da LCA a projetar crescimento médio de 0,6% entre o 2º e o 4% trimestre do ano. Ou, sem o dado de estoques, 1% por trimestre.

Os indicadores antecedentes próprios da consultoria já captam um desaquecimento maior em curso. “Dado que o PIB deve ter avançado 1,2% em abril-junho, nossa projeção supõe crescimento médio no 2º semestre de 0,4% por trimestre”, diz a análise da LCA. Resultado: a economia transitará de um ritmo de quase 3% por trimestre para um pouco menos que 0,5%. A questão é se o BC concorda com cenário tão moderado de crescimento. Parece cedo para tirar conclusões.

BC vai ter trabalho
Pelas decisões do governo envolvendo o reajuste de aposentadorias e de servidores do Judiciário, depois de outros aumentos em curso e mais na fila, além da rédea curta sobre os bancos federais para que não racionem a expansão do crédito, será muito difícil que o Banco Central tenha sucesso em seu empenho para esfriar o consumo.

Os cortes de gastos compensatórios à expansão fiscal aprovada no Congresso e sancionada por Lula, totalmente concentrado no prêmio eleitoral de tais medidas, têm sido só sobre o que está projetado, não sobre a despesa incompressível, de modo que por ai o PIB não será frustrado. Aumento de juros também é duvidoso para encolher o crédito para valer. E não há nada à vista que segure a ascensão do investimento. O crescimento deverá esfriar, mas vai dar trabalho.

Nenhum comentário: