sexta-feira, maio 21, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Boletim vermelho 
Sonia Racy 

O Estado de S.Paulo - 21/05/2010

Ao voltar ontem de uma mini cirurgia, Paulo Renato encontrou deitado sobre sua mesa resultado desanimador de concurso da Secretaria da Educação. Tudo bem que quase todas as 10 mil vagas abertas na rede de ensino foram ocupadas. No entanto, dos 261 mil professores inscritos, somente 23% atingiram nota mínima para exercer a função. Para a disciplina de física, das 931 cadeiras vagas, só 304 serão preenchidas.

O secretário, no entanto, tem certeza de que o índice vai mudar. Com a nova política de valorização do trabalho dos mestres e distribuição de bônus.

Bola na rede

Da Assembleia Mundial da Saúde, que terminou ontem em Genebra, José Gomes Temporão traz na mala acordo com Michel Sidibé, da Unaids, braço da ONU para o combate ao HIV.

Embalados pela Copa, lançam campanha internacional de quatro anos contra a doença, com o slogan: "De Soweto ao Rio de Janeiro, dê cartão vermelho à Aids".

Medo de altura

Lideranças do PSDB carioca tentam convencer Serra a fazer um giro por favelas da cidade. "Em 2002, ele subiu o morro só uma vez. Agora, temos a certeza de que ele fará algo mais do que uma simples caminhada", antevê Andrea Gouvêa Vieira, vereadora influente em comunidades carentes do Rio.

Oxente, bichinho

Mickey vai aparecer no Pelourinho disfarçado de nativo. Pelo menos em estampa de roupa e de papelaria. Trata-se de uma ofensiva da Disney para conquistar consumidores do Nordeste, principalmente os das classes C e D.

Artistas locais estão sendo convocados para repaginar o personagem americano.

Força na peruca

Antes de ir para a concentração, Kaká deu tapa nas madeixas, anteontem, no salão de Wanderley Nunes, no shopping Iguatemi. Com direito a uma confusão de fãs tentando invadir o local.

O jeito? Tirar o craque, já aparado, pelos fundos.

Força na peruca 2

Nunes propôs que o jogador fizesse um corte argentino -aquele mullet. Mas o craque não quis de jeito nenhum. "Faz corte brasileiro mesmo que eu prefiro."

Código de barrados

Passaportes azuis, aqueles novos emitidos pela Polícia Federal, têm apresentado problemas no código de barras. A assessoria de imprensa da PF em Brasília diz que "desconhece o caso". Mas fontes do posto policial do aeroporto de Guarulhos confirmaram a falha.

Desceu quadrado

Não teve jeito. O comercial da Brahma com Cafu, em que ele conta seus percalços de infância, foi vetado de vez pelo Conar.

O filme acaba de perder recurso e não pode mais recorrer.

Sonho meu

O sucesso da estreia da série de recitais na Osesp deste ano, com Ewa Kupiec, trouxe à tona um sonho antigo da diretoria da orquestra: construir uma sala para concertos de câmara no 4º andar da Sala São Paulo. Para 700 pessoas.

Para tanto, estão analisando se a concorrência com o complexo cultural da Nova Luz, que será construído em frente à sala, não será fator impeditivo.

Árvores frutíferas

Charlotte Gainsbourg deve vir da França para o Brasil para o lançamento de seu filme A Árvore, escalado para a Mostra Internacional de SP, em outubro. A atriz foi convidada pessoalmente em Cannes pela turma da produtora Pandora Filmes.


NA FRENTE
Juca Ferreira bateu o martelo. Combinou com Gabriela Canavilhas, ministra da Cultura de Portugal, anteontem, de montar no Rio de Janeiro o primeiro Congresso de Cultura dos Países de Língua Portuguesa. Em novembro.

A Euro RSCG venceu concorrência para atender o Banco Votorantim.

Depois dos ingressos dos shows de John Pizzarelli se esgotarem em meia hora, o Bourbon Street decidiu: terá apresentação extra, dia 28.

O CCBB encomendou caricaturas dos onze jogadores da Seleção para time de cartunistas como Mauricio de Souza, Ziraldo e Henfil. A mostra Craques do Cartoon na Copa chega em junho.

Roberto Toscano de Almeida, músico brasileiro, é um dos quatro premiados do Toru Takemitsu Composition Award 2010. A ser entregue dia 30 em Tóquio.

Maria Bethânia vai energizar os ingleses. Parte, em julho, para fazer temporada de shows em Londres.

Abre, amanhã, no Memorial da Resistência, a individual de Elifas Andreato, As Cores da Resistência.

De David Letterman, na TV, sobre a Grécia: "Parece cunhado, só dá despesa".

Nenhum comentário: