sexta-feira, abril 23, 2010

SONIA RACY - DIRETO DA FONTE

Compra ou vende
SONIA RACY
O ESTADO DE SÃO PAULO - 23/04/10


Na Europa, dá-se como certa a compra da Vivo pela Telefonica. No entanto, pelo que se pesquisou, é muito mais provável a compra da Telefonica pela Vivo.
Na frente 

Jazz Sinfônica e Fabiana Cozza fazem concerto em homenagem ao centenário dos mestres Noel Rosa e Adoniran Barbosa. Hoje, no Auditório Ibirapuera.

O fotógrafo Sérgio Guerra lança o livro Hereros - Angola. Terça-feira, na livraria Cultura da Villa Daslu. 

As ameaças à liberdade de imprensa serão debatidas no Rio por Hernán Verdaguer, de El Clarín, Guillermo Zuloaga, da Globovisión, e Carl Bernstein, ex-Washington Post - entre outros. Todos convidados do seminário Liberdade de Expressão, organizado pela Escola de Magistratura. Dia 3 de maio.

Paulo Eduardo Nogueira lança Paulo Francis - Polemista Profissional, com ensaio fotográfico de Bob Wolfenson. Na Livraria da Vila da Fradique Coutinho. Quarta.

Bruno Barreto faz palestra sobre os bastidores do cinema brasileiro e seu trabalho no longa Dona Flor e Seus Maridos. Na Escola São Paulo, na quinta-feira. 

Gustavo Lanfranchi dá, em maio, o curso Visual da Ópera. Inscrições estão abertas até amanhã. No site da SP Escola de Teatro. Grátis.

Gerald Thomas acabou desistindo. Não vai integrar a curadoria do Centro Cultural Waly Salomão, projeto do AfroReggae, a ser inaugurado dia 5, no Rio de Janeiro.

Direitos revistos 

Com seu projeto parado há tempos na Casa Civil, Juca Ferreira dá a largada, segunda, no movimento pela flexibilização da lei de direitos autorais. Quer alterar artigos do texto atual, pelo qual a obra de um autor só cai em domínio público após 60 anos de sua morte. Há outros problemas além desse, dirá o ministro em simpósio sobre acervos digitais, em São Paulo. Por exemplo: obra nenhuma pode ser sequer xerocada, mesmo que seja exemplar único, importante, e comido por traças em alguma biblioteca.
Como bom exemplo, ele citará a decisão da família de Vinicius de Moraes. A partir desta segunda, toda a obra do poetinha cairá em domínio público no site do Projeto Brasilianas, da USP. O que, na lei atual, só aconteceria daqui há 30 anos.

Direitos 2

Artistas e produtores adversários de Juca prometem barulho. Criticam os riscos de "estatização dos direitos autorais e do sistema de arrecadação".

Nenhum comentário: