sexta-feira, abril 16, 2010

PAINEL DA FOLHA

Última instância  
Renata Lo Prete 

Folha de S.Paulo - 16/04/2010

Aliados que acompanham o impasse sobre a candidatura (ou não) de Ciro Gomes (PSB) à Presidência avaliam que, ao atacar duramente o partido em artigo publicado ontem em seu site, o verdadeiro destinatário do recado seria o presidente Lula. Ou seja, ao exigir do PSB uma definição sobre seu futuro, Ciro estaria cobrando de Lula o alegado compromisso de não inviabilizar sua permanência na disputa. Segundo leitores de sinais, não à toa ele se queixou da "briga provinciana dos políticos de São Paulo", Estado para o qual transferiu seu domicílio eleitoral a pedido do presidente. "Ele só aceita ser derrotado pelo partido inteiro. Ou pelo Lula", diz um aliado no Congresso.
Corda
No PSB, além da dificuldade em encontrar uma saída, há o temor de que Ciro não aceite a eventual orientação do presidente da sigla, Eduardo Campos (PE), para desistir e recorra ao Diretório Nacional do partido. Feito isso, o problema seria empurrado para a convenção de junho, o que atrapalharia ainda mais as alianças estaduais.
Essencial
De um dirigente nacional do PT, sobre a turbulência na relação com o principal aliado: "Esqueça as outras exigências. O que importa para o PMDB é Minas e Michel Temer na vice. E isso nós vamos providenciar".
Remédio
O PT nacional admite intervir em Minas caso a seção local insista em lançar candidato próprio ao governo, uma vez realizadas as prévias de 2 de maio, à revelia do acordo com o PMDB. "No limite, a direção nacional dos dois partidos irá dizer: vai ser assim e pronto", sustenta o presidente da sigla, José Eduardo Dutra.
Trincheira
Presidente do PT-MG, Reginaldo Lopes devolve: "A realização da prévia é o fortalecimento da candidatura própria ao governo. É mais natural a aliança com o PMDB no segundo turno do que no primeiro. Vamos insistir até o final de junho".
Com que roupa?
Dilma Rousseff (PT) foi orientada pela equipe de campanha a usar mais o tom lilás. O argumento é que a cor identifica o gênero feminino e "representa prosperidade".
AssessoriaConvocada por Dilma para ajudar na campanha presidencial, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), entrou em campo durante uma entrevista da candidata à TV Cidade, do Ceará. Luizianne interrompeu duas vezes a repórter para impedir perguntas sobre um hospital e uma refinaria no Estado.
MemóriaO Estado de Alagoas, onde José Serra esteve ontem, foi o único em que o tucano derrotou Lula no segundo turno de 2002: 56,39% a 43,61%. Na ocasião, Renan Calheiros (PMDB) estava a seu lado. Desta vez, coordenará os esforços pró-Dilma.
Voo próprioO governador Teo Vilela (PSDB) lembra o resultado de 2002 e a vantagem de Serra nas pesquisas feitas em Alagoas para defender que o desempenho do tucano não será limitado pelo desenho das alianças locais.
Às falasNova ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra cobrou de José Artur Filardi, ministro das Comunicações, providências para a crise dos Correios, às voltas com atrasos na entrega de correspondências. Lula também tratará do caso com o presidente do órgão, Carlos Henrique Custódio.
AfagoA indicação de Raul Araújo Filho para ministro do STJ foi interpretada no Senado como um agrado do governo a Ciro Gomes. O futuro ministro foi procurador-geral do Ceará quando Ciro era governador do Estado.
Visita à FolhaLuiz Flávio Borges D'Urso, presidente da OAB-SP, visitou ontem a Folha. Estava acompanhado de Santamaria Nogueira Silveira, assessora.
Tiroteio
"A aliança do PT com Cid Gomes vem desde 2006. Quem não faz parte dela é o PSDB, que tem de enfrentar seu próprio dilema no Ceará."

Contraponto

Ideia fixa
Em acalorada reunião de líderes de bancada há algumas semanas para discutir a votação do projeto da "ficha limpa", que impede a candidatura de condenados por algum colegiado, João Pizolatti (PP-SC) reclamou de Michel Temer (PMDB-SP) por não lhe dar a palavra:

-Olhe para este lado da mesa, presidente!

Temer se mostrou um tanto embaraçado, e Chico Alencar (PSOL-RJ) aproveitou para fazer piada a respeito da esperada indicação do peemedebista para o posto de vice na chapa de Dilma Rousseff:

-Vocês sabem que o presidente, ultimamente, não tem olhado muito para a direita...

Nenhum comentário: