segunda-feira, abril 19, 2010

ANCELMO GÓIS

Clube dos 2 mi
ANCELMO GOIS
O GLOBO - 19/04/10

“Chico Xavier, o filme”, de Daniel Filho, é o novo sócio do clube dos 2 milhões de espectadores.
O número corresponde, mais ou menos, à quantidade de brasileiros declarados espíritas.
Mas o filme tem sido visto por pessoas de várias religiões.

País do cinema 
O Brasil se torna, aos poucos, o país dos... festivais de cinema.
Acredite, já são quase 150.
Pois em junho agora nasce mais um: será realizado, em nove capitais brasileiras, o Festival de Cinema Francês, que trará dez filmes inéditos da terra de Sarkozy.

Paz em Copacabana 
Pelas contas da polícia do Rio, Copacabana não contabilizou em fevereiro nenhum registro de homicídio, latrocínio, assalto a residência, e, acredite, nenhum roubo de carro.
Isto ocorreu no mês em que o bairro estava cheio de turistas por causa do carnaval.

E mais 
Os dados do ISP (Instituto de Segurança Pública) mostram ainda que em fevereiro ocorreram 473 homicídios no Rio.
O número é grande, muito grande, mas é o menor registro para este mês, desde 1991.

Malhação S.A. 
A academia Ipanema Sport Club, que funciona 24 horas, vai abrir quatro filiais nos EUA.
O empresário Marco Bruno Pederneiras e sócios investirão US$ 20 milhões no projeto. As filiais ficarão em Nova York (duas), Miami e São Francisco. O estilista Calvin Klein atuou como padrinho do negócio.

ESTE POSTE que desafia a Lei da Gravidade em frente ao número 2.214 da Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, foi apelidado pela vizinhança de... Poste de Pisa. É alusão à famosa inclinação da torre italiana, que, há 800 anos, intriga especialistas. Moradores reclamaram com a Rioluz há cerca de um mês, mas nada foi feito até agora. Não convém esperar que o destino do poste seja o mesmo da torre da bela região da Toscana, que parece ter atingido o equilíbrio desde o século XIX. Alô, prefeitura!

Além das estatais 
No papel, a futura usina de Belo Monte será, como se sabe, controlada por grupos privados, empreiteiras quase sempre.
Mas o braço público vai além dos 49% de ações que estatais da família Eletrobras terão, seja qual for o consórcio vencedor no leilão de amanhã.
O consultor Adriano Pires lembra que o BNDES vai financiar a obra em 25% num prazo de 30 anos. “O total do financiamento será de R$ 13,5 bilhões via Tabela Price, que é muito mais vantajoso por cobrar juros decrescentes, e não pelo Sistema de Amortização Constante, cujas prestações são fixas.”

E mais... 
Durante dez anos, a Sudam dará um desconto de 75% no Imposto de renda a ser pago pela futura usina. Além disso, os fundos de pensão — os mais fortes são paraestatais — deverão aderir ao consórcio vencedor.

No mais 
Usar o meu, o seu, o nosso dinheiro em Belo Monte pode ser a única alternativa de botar a usina em pé. Mas é preciso deixar isto claro.

ZONA FRANCA 
Alô, Paes! O Galpão Aplauso desde janeiro não vê a cor do dinheiro da prefeitura. O projeto, que atende 400 alunos, merece o aplauso da cidade.
Os escritórios Bichara, Barata, Costa e Rocha Advogados, Lippert & Cia Advogados e Montaury Pimenta integram a Lexwork International.
O advogado Manoel Messias Peixinho lançou o livro “Marco regulatório das parcerias públicoprivadas no Direito brasileiro”.
Sergio e Carlos Lopes recebem amanhã na reabertura da Symbol.

Fim de Gramacho 
Com a licença concedida para a implantação do Centro de Tratamento de Resíduos de Seropédica, o prefeito Eduardo Paes faz uma promessa: — Espero dar de presente ao Rio, em dezembro, o fechamento definitivo do Aterro de Gramacho. Com direito a cadeado e tudo.

Segue... 
O fim do Aterro de Gramacho, em Caxias mdash; hoje à beira de um colapso ambiental —, já foi anunciado outras vezes.
A ideia de levar o lixo para Seropédica surgiu por um impasse, que durou uns seis anos, no projeto de um aterro em Paciência.

UPA exportação 
O governo fluminense, veja esta, está exportando as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Depois de praticamente todos os estados construírem UPAs, agora são governos de fora. Hoje o ministro da Saúde da Província de Buenos Aires vem ao Rio fechar a “compra” de cinco UPAs.

Guerra e paz 
Luiz Carlos Prestes Filho, que viveu na Rússia nos anos 1970, foi recrutado pela diretora Celina Sodré para ajudar nas pronúncias e traduções de “Guerra e paz”, de Leon Tolstoi.
O clássico será adaptado para o teatro. Os ensaios começam em maio e a estreia está prevista para 2011.

Marketing do sinal 
Meninos que fazem malabarismos em troca de esmolas no sinal da Avenida das Américas em frente ao Wall Mart exibem nas barrigas a seguinte frase, escrita com tinta: “Drogas: tô fora.”

OS CRAQUES Murilo Endres, ponta da seleção brasileira de vôlei e marido da jogadora Jaqueline, do Osasco, e Ronaldo Fenômeno, na final da Superliga, em que o time paulista sagrouse campeão

MESTRE EDU Lobo, o filho, Bena Lobo, e sua mulher, Ursula Corona, nos bastidores do Copa Fest, que animou o Copacabana Palace

A CANTORA Loalwa Braz, vocalista do extinto grupo Kaoma, faz dobradinha com Carlinhos de Jesus, nos bastidores do show da artista, no Bar do Tom

Nenhum comentário: