terça-feira, março 02, 2010

PAINEL DA FOLHA

Cara de paisagem

Renata Lo Prete

Folha de S.Paulo - 02/03/2010


Embora incomodada, a cúpula do DEM decidiu não reagir publicamente à sugestão, feita por Fernando Henrique Cardoso, de que Tasso Jereissati seja vice de José Serra caso Aécio Neves rejeite a missão.

O silêncio tem dois motivos. Primeiro, os "demos", empenhados em convencer Aécio, avaliam que a intervenção do ex-presidente não contribui para o sucesso da tarefa. O segundo motivo diz respeito à imagem do partido. Alquebrado, o DEM sabe que não está em condições de exigir assento na chapa. Mas uma coisa é abrir mão para Aécio, o vice dos sonhos. Outra é ver o PSDB passar a procurar opções dentro de casa sem nem mesmo consultar seu parceiro preferencial.

Direito autoral
Aécio lembrava ontem que foi o primeiro a sugerir o nome de Tasso como vice, em recente jantar na casa de FHC.

É a transferência
Entre os eleitores que avaliam o governo Lula como ótimo ou bom no Datafolha, 35% declaram intenção de votar em Dilma (eram 30% em dezembro) e 27% optam por Serra (contra 33% na pesquisa anterior).

Cubo mágico 1
Com o crescimento das apostas num entendimento do campo lulista em Minas, o desenho mais provável hoje teria Hélio Costa (PMDB) para governador com um vice indicado pelo grupo do ex-prefeito de BH Fernando Pimentel (PT). Um nome cotado é o do deputado Virgílio Guimarães (PT).

Cubo mágico 2
José Alencar (PRB) iria para o Senado, tendo como suplente o ministro Patrus Ananias (PT).

Pela mão
Para Dilma não perder o embalo quando deixar o governo, o núcleo da campanha quer que prefeitos de regiões por ela visitadas tirem licença por alguns dias para acompanhar a candidata.

Bônus
Com a indefinição de Ciro e o PT ainda sem candidato em SP, Dilma será a estrela solitária das próximas inserções estaduais da sigla.

Microfone
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, avisou José Dirceu que o encontro entre os dois, amanhã, será aberto à imprensa. O ex-ministro pediu a conversa para explicar sua participação no episódio da Eletronet.

Carteira
O advogado Peterson Ramos (PPS) entrou com representação para excluir Dirceu do cadastro da OAB. Acusa-o de violação de conduta ética por ter prestado serviço à Eletronet, interessada na ressurreição da Telebrás.

Cimento 1
Técnicos do TCU apontam indícios de irregularidades graves em cinco obras (quatro delas incluídas no PAC) que não faziam parte da lista divulgada pelo tribunal em setembro do ano passado. Além da paralisação, recomendam a suspensão de pagamentos em duas delas.

Cimento 2
Das cinco obras, as mais importantes são o projeto habitacional Vila da Barca (PA) e o aeroporto de Goiânia (GO). Nos dois casos há suspeita de sobrepreço.

Drive-thru
Lula chegou à posse de José Mujica com o novo presidente do Uruguai já a postos e o Hino Nacional em plena execução. E seguiu para o Chile antes do evento da transmissão de cargo.

Lembrança
Para homenagear Lula, que acabou de visitar o país, o governo de El Salvador determinou que telões do aeroporto da capital executem o hino brasileiro até sábado, a cada cinco minutos.

Nem aí
Degolado no escândalo dos atos secretos, Agaciel Maia distribuiu em Brasília calendários em que aparece com o broche de diretor-geral do Senado.

Visita à Folha
José Gomes Temporão, ministro da Saúde, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava com Gabriela Wolthers, assessora de comunicação.

Tiroteio
"Depois de um engenheiro transformar o DF em caso de polícia, um coronel da bancada da bala se apresenta para terminar a aventura."

Contraponto

Melhores amigos
Representantes de diferentes partidos políticos se reuniram na sexta-feira passada na sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro, para discutir a cobertura das eleições deste ano. Com a mesa cheia, um diretor da emissora fez menção de dar início ao trabalho:

-Bom, acho que podemos começar, certo?

Foi então que alguém notou a ausência de representante do PMDB, aliado preferencial de Dilma Rousseff. Os tucanos presentes miraram o secretário-geral do PT, José Eduardo Martins Cardozo, e um deles observou:

-Bom, quem decide se esperamos o PMDB é o PT...

Nenhum comentário: