quinta-feira, março 04, 2010

NELSON DE SÁ - TODA MÍDIA

"Não vai se curvar"

FOLHA DE SÃO PAULO - 04/03/10


No título do despacho da Associated Press, no topo das buscas por Yahoo News e Google News e nos sites americanos, "Brasil repele [rebuffs] EUA e diz que vai seguir seu próprio caminho no Irã".
Também destaque nas buscas, o site da BBC deu que "Lula alerta contra pressões sobre o Irã".

Por aqui, nas manchetes de Folha Online e outros, primeiro "Lula diz que não é prudente encostar o Irã na parede", depois "Hillary diz apoiar o diálogo, mas pede sanções e rigor com o Irã".
Na estatal Agência Brasil, em meio ao lançamento do Portal Brasil, "Amorim diz que Brasil "não vai se curvar" à pressão dos EUA contra o Irã".

Por fim, abrindo o "Jornal Nacional", "A secretária de Estado, Hillary Clinton, chega ao Brasil e pede apoio às sanções contra o Irã". Nada de Lula.

CLINTON & GLOBO
Diante de logotipos e dois apresentadores globais, Hillary participou de uma "townterview", mistura de entrevista com debate público organizada pelo Departamento de Estado. A um questionamento sobre a inação do governo Obama, respondeu que "mudança é difícil"

"ADIOS, AMIGOS"
Com a manchete acima, a "Foreign Policy" postou longa análise de Michael Shifter, do Inter-American Dialogue, de Washington, respondendo "Como a América Latina parou de dar atenção ao que os EUA pensam", sobre a visita de Hillary.
Avalia que "as fissuras começaram" um ano atrás, quando a "retórica atraente" de Obama não se traduziu em "avanço concreto".

ÀS SANÇÕES
Com ou sem Brasil, o site do "New York Times" deu que o Departamento de Estado já está distribuindo "rascunho", no Conselho de Segurança da ONU, com as novas sanções que quer impor ao Irã. O foco é a Guarda Revolucionária, mas também seriam banidas as transações com o banco central iraniano.
Até aqui, "não houve reação da China ao rascunho", avisa a reportagem.

LULA E O MURO
A BBC Brasil ouviu palestinos e israelenses sobre a viagem de Lula, em duas semanas. Ele vai passar metade do tempo na Cisjordânia e metade em Israel.
O parlamentar palestino Faez Saqqa elogiou e disse que "Lula poderá ver de perto o muro que Israel construiu e divide Belém em duas partes".
A diplomata israelense Dorit Shavit disse que "a decisão não surpreende, pois em seu discurso Lula sempre cria a simetria". E que Israel "está muito contente com a visita, pois está ciente da importância do Brasil".


O SÉCULO EMERGENTE
No "WSJ", Eike Batista no Rio
No "Wall Street Journal", vem aí "O maior IPO do ano". É a abertura de capital do estaleiro OSX, de Eike Batista, no Brasil que "mantém seu apelo". Em contraste com os atrasos nos lançamentos nos EUA, "o Brasil se tornou destino preferencial dos investidores por sua resistência na crise e sua recuperação vibrante".
Ao fundo, o "NYT" deu longa reportagem para anunciar que "este será o século dos emergentes", na expressão do diretor financeiro chefe do banco Goldman Sachs, sobre os investimentos nos Brics.

"NÃO ADIANTA EMPURRAR"
Na home da Folha Online, "Aécio lembra frase de Tancredo e diz que "não adianta empurrar" para ser vice de Serra".
Antes, ecoou pelo noticiário o editorial de primeira página do jornal "Estado de Minas" (acima), tido como próximo de Aécio. Escreve que é com "indignação" que "os mineiros repelem a arrogância de lideranças que, temerosas do fracasso a que foram levadas por seus erros de avaliação, pretendem dispor do reconhecimento nacional construído pelo governador Aécio Neves".

HERANÇA DE FHC
Na Reuters Brasil, por outro lado, em manchete, "Serra e Aécio defendem herança de FHC", na mesma cerimônia que homenageou Tancredo Neves.

"IMBATÍVEL"
FHC voltou a falar ontem, em entrevista à agência Bloomberg, postada com o título "Lula é imbatível no Brasil, não Dilma Roussef, diz Cardoso".

Nenhum comentário: