terça-feira, fevereiro 09, 2010

PAINEL DA FOLHA

Brigada de incêndio

Renata Lo Prete

Folha de S.Paulo - 09/02/2010

Programada em sua agenda oficial, a ida de Dilma Rousseff a Belo Horizonte ontem para a cerimônia na qual José Alencar (PRB) recebeu o título de "militante honorário" do PT foi cancelada de última hora, sem maiores explicações, na tentativa de acalmar o PMDB, desgostoso com a manobra do Palácio do Planalto que visa emplacar o vice-presidente como candidato ao governo de Minas em detrimento do peemedebista Hélio Costa, ministro das Comunicações e líder nas pesquisas. Além de permanecer em Brasília, a ministra tentou por telefone conversar com Michel Temer, cotado para ser seu vice. Os dois se desencontraram. Enquanto isso, Lula recebia Hélio Costa.

Não e não
Na contramão do agito, a família de Alencar, preocupada com sua saúde, não quer nem ouvir falar em candidatura ao governo.

Emissário
Presidente do PDT, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) visitou anteontem o ex-correligionário Anthony Garotinho (PR) para tratar de possível aliança no Rio: o partido indicaria um dos nomes ao Senado na chapa do ex-governador. Segundo Lupi, a própria Dilma lhe pediu que conversasse com Garotinho.

Fico 1
Em encontro ontem com Lula, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) acertou sua permanência até o final do governo, abdicando de concorrer à Câmara.

Fico 2
O desejo do presidente, manifestado em conversas com auxiliares, é manter nos cargos toda a equipe econômica. Como o PMDB descarta dar ao neofiliado Henrique Meirelles (BC) o posto de vice na chapa de Dilma, o plano de Lula tem boas chances de se concretizar.

Melhor...
Enquanto o PSDB reza pela desistência de Yeda Crusius, o que permitiria ao partido apoiar José Fogaça (PMDB) logo de saída, o prefeito de Porto Alegre torce para que a governadora gaúcha leve até o fim a disposição de se submeter às urnas.

...com ela
Como a desgastada Yeda não deverá sobreviver ao primeiro turno, e sendo Fogaça o herdeiro natural de seus votos, o prefeito prefere passar sem o constrangimento de tê-la no palanque.

Fermento 1
Para entregar até o final do ano as 214 novas escolas técnicas anunciadas ontem durante o programa de rádio "Café com o Presidente", o governo terá de empregar um ritmo de obras inédito. Isso porque, desde 2003, Lula inaugurou 141 unidades.

Fermento 2
Segundo o Ministério da Educação, há outras 99 escolas técnicas em construção. A ideia é que o presidente "corte as faixas" em conjunto, como ocorreu no início do mês quando lançou 78 numa tacada só.

Figurino
O PT enviou circular para que suas deputadas usem trajes vermelhos, e os deputados, gravatas da mesma cor, na sessão de amanhã. De saída da presidência do partido, Ricardo Berzoini (SP) fará um discurso pelos 30 anos da sigla no plenário.

A postos
Após a polêmica sobre o terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, a bancada do PT indicou como umas das prioridades a presidência da comissão que trata do tema. O rodízio nas comissões começa hoje. Pleiteiam o cargo Janete Pietá (SP) e Pedro Wilson (GO).

Cadeiras
O PT também deverá optar por manter duas comissões que considera estratégicas em ano eleitoral: Educação e Finanças. Uma delas ficará com Berzoini.

Pente fino
Na primeira reunião do ano da CPI do MST, amanhã, a oposição tentará aprovar a transferência dos sigilos fiscal e bancário de quatro entidades ligadas ao MST, entre elas a Concrab (Confederação das Cooperativas de Reforma Agrária do Brasil). Os dados estão na agonizante CPI das ONGs.

Tiroteio
Se o Alencar é tão boa solução para Minas, como sugere o Planalto, por que não o lançam à Presidência? Seria melhor do que a Dilma.

Contraponto

Reciclagem profissional
Em seu recém-lançado livro "Raposa/Serra do Sol, o Índio e a Questão Nacional", o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PC do B-SP) discorre sobre o movimento migratório que desidratou tribos na região Norte, com o deslocamento de parte de seus integrantes para áreas metropolitanas de outras regiões. A título de exemplo, o deputado conta que, durante uma viagem pelo interior, entabulou conversa com uma pataxó que vendia artesanato.

-E seu marido, onde está?- perguntou ele.

-Voltou para a roça.

Aldo continuou a prestar atenção, e ela completou:

-Cansou dessa profissão de índio...

Nenhum comentário: