domingo, fevereiro 28, 2010

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

Gol vai lançar voos para Europa e EUA

FOLHA DE SÃO PAULO - 28/02/10


A Gol parte para a Europa e a Flórida. Até junho ou julho, a companhia pretende voar para Roma (Itália), Madri (Espanha) e Orlando (EUA).
Serão voos fretados, com a bandeira Varig, e aviões de grande porte, os 767, que eram da companhia que foi comprada pela Gol e estavam parados há um ano e meio.
Falta acertar os últimos detalhes do fretamento, diz Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol Linhas Aéreas. As cidades foram negociadas com fretadores, que são grandes operadores de turismo.
Para fora do Brasil, atualmente, a Gol tem apenas alguns destinos na América Latina, para Aruba (Caribe); Bogotá (Colômbia); Caracas (Venezuela); Santa Cruz de la Sierra (Bolívia); Santiago (Chile); Montevidéu (Uruguai); Assunção (Paraguai). Para a Argentina, há 11 voos diários para Córdoba, Rosario e Buenos Aires.
Da capital argentina, veio uma surpresa que Constantino se prepara para correr atrás. As Aerolíneas Argentinas vão lançar voos do aeroporto "Congonhas" de Buenos Aires, para o Aeroparque, que sai do centro da capital. "Autoridades argentinas sinalizaram que vão dar isonomia e assim, como outras companhias brasileiras, pedimos autorização para realizar voos no Aeroparque", afirma o empresário.
Qual a saída para a necessidade de expansão de aeroportos?
Para Constantino, "uma possibilidade de solução seria as companhias construírem e administrarem temporariamente um novo terminal, a exemplo do que fizeram a British Airways, em Londres, e a American Airlines nos EUA. Não há conflito de interesses".
Sobre eventual aprovação no Congresso de participação acionária maior de estrangeiro em companhia aérea brasileira, o empresário diz que "seria bom para toda a indústria".

Frase

Uma possibilidade de solução seria as companhias construírem e administrarem temporariamente um novo terminal, como fez a British Airways, em Londres

INVESTIMENTO RELIGIOSO

RICA HISTÓRIA


Empresários brasileiros uniram-se para criar o Museu Judaico de SP, com investimento estimado em cerca de R$ 20 milhões. "Desde Pedro Álvares Cabral, os judeus estão no Brasil. Contar essa história para a comunidade judaica e para não judeus é enriquecedor", diz o médico oncologista Sérgio Simon, coordenador do projeto. As obras terão início em março e a inauguração é esperada para 2012. "Queremos mostrar que a convivência pacífica do Brasil é um exemplo para o mundo inteiro", diz. A sinagoga Beth-EL, no centro de SP, será reformada para se transformar no museu que terá três áreas expositoras. A primeira será a religiosa, sobre festas e rituais. A história dos judeus no país entrará na segunda área. Exposições de arte de outras instituições comporão a terceira área. O Museu Judaico de NY e o de Israel têm exposições que podem vir com patrocínio. Daniel Feffer, do grupo Suzano, um dos investidores, lembra que a área do museu vem sendo recuperada. "Um investimento público e privado que merece ser ampliado para outras regiões do centro."

EMPREENDIMENTO COM FÉ

O Santuário Nacional de Aparecida vai investir cerca de R$ 60 milhões na construção da "Cidade do Romeiro", que inclui hotéis, centro de convenções e área comercial. Cerca de 40% dos investimentos virão de recursos próprios. Os outros 60%, o reitor do santuário, padre Darci Nicioli, espera captar no BNDES, onde já pediu linhas de financiamento. O objetivo do reitor é fomentar o turismo religioso, receber peregrinos para convenções e sediar as assembleias anuais da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) a partir de 2011. "Aparecida recebe quase 10 milhões de romeiros por ano e não tem nenhum hotel de quatro ou cinco estrelas, mas tem público que demanda isso", diz. Para atrair investidores, o religioso já conta com a passagem do Trem de Alta Velocidade, que, se sair do papel, vai ligar Campinas, SP e Rio. O complexo será construído em uma área de 180 mil m2. Em junho, um hotel com 170 quartos, deverá ser entregue. Em três anos, será a vez de todo o complexo. "Não somos uma empresa que funciona como igreja. Somos uma igreja que funciona de modo profissional", afirma.

Nenhum comentário: