terça-feira, janeiro 26, 2010

ANCELMO GÓIS

PASSANDO POR CIMA

O GLOBO - 26/01/10


Um dos motivos da saída de Roberto Nascimento da Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura do MinC foi o esvaziamento da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), que avalia projetos da Lei Rouanet. O que se diz é que o ministro Juca Ferreira aprovou, em 2009, uns 900 projetos sem consultar a Cnic – recorde no ministério.
NO MUNDO DO LUXO
Os interessados em comprar a Daslu descobriram que o maior credor da megaloja de luxo de Eliana Tranchesi é Mário Sérgio Moreira Franco. É o presidente do grupo Itavema, rede de concessionárias que fatura cerca de R$ 4 bi anuais.
DOIS PRÉ-SAIS
Mês que vem, a Venezuela faz licitação para exploração e produção em sete blocos de Carabobo, onde as reservas de petróleo são estimadas pelo governo em uns 235 bilhões de barris. É mais que o dobro das estimativas atuais do nosso pré-sal. Dezenove empresas estrangeiras, inclusive a Petrobras, vão disputar o ouro de Chávez.
RIO 40 GRAUS
Em dezembro, no Rio, o calor elevou a temperatura em 2,4 graus Celsius em relação a dezembro de 2008. O consumo residencial de energia subiu 26%, diz a Light.
PENSE NO HAITI
Veja como o mundo não olhava para o Haiti: antes do terremoto, três voos internacionais, em média, chegavam lá por dia. Agora, acredite, graças à ponte aérea de socorro às vítimas, são mais de 100.
DEIXA QUIETO
Do coleguinha e acadêmico Murilo Melo Filho a um candidato a candidato a uma cadeira da ABL, que pediu seu voto:
– Eu poderia dar, mas não há vagas. E, quando houver, pode ser a minha, se eu morrer. Portanto, melhor evitar o assunto...
O CÂNCER DOS JOVENS
A revista International Journal of Cancer de fevereiro trará pesquisa feita por cientistas do Inca em 20 cidades brasileiras que aponta a leucemia como o tipo de câncer mais frequente entre os adolescentes brasileiros entre 10 e 14 anos.
SEGUE...
Goiânia apresentou a maior taxa de incidência – 230 casos por milhão. Vitória ficou com a
menor: 76.
DANÇA DAS CADEIRAS
O relatório da ABPD de 2009, num raio X do mercado de discos, mostra uma dança das cadeiras entre as gravadoras. A Sony cresceu e se tornou a líder do setor, com 30% das vendas. Já a Universal caiu para o segundo lugar, com 23% do bolo. Em terceiro, ficou a Som Livre, com 21% do mercado. A EMI, com 12%, e a Warner, com 10%, vieram em quarto e quinto lugares.
AGENDA DA SEMANA
Lula vai a Recife quinta agora participar da cerimônia pelo Dia Internacional da Recordação do Holocausto. De lá, segue direto para Davos, na Suíça, onde participará do Fórum Econômico Mundial.
PENSE NO HAITI 2
Sexta passada, em meio a histórias de morte, uma de vida emocionou os médicos entre os 1.033 pacientes internados no hospital montado no Haiti pela nossa Aeronáutica. Foi o nascimento da menina Marli, assim batizada em homenagem à médica brasileira que fez o parto, a oficial Marli Castro.

Nenhum comentário: