domingo, janeiro 03, 2010

ANCELMO GÓIS

Para poucos

O GLOBO - 03/01/10


Esse relatório do BC, que celebrou os juros cobrados às pessoas físicas em novembro como os mais baixos em 15 anos, tem um dado revelador.
Acredite: 87% do chamado empréstimo consignado, aqueles descontado em folha com taxas de juros mais módicas, foram destinados apenas aos servidores e aos aposentados.

Ou seja...
Isso é sinal de uma certa aversão ao risco dos bancos brasileiros, inclusive os públicos.
O assalariado de empresa privada oferece bela garantia (o salário descontado na fonte), mas a banca prefere o risco zero de emprestar aos barnabés que têm estabilidade ou ao aposentado (cujo dinheiro pinga sempre).

Fator Sarney
No projeto de reforma administrativa do Senado a FGV sugeriu reduzir de 602 para 436 as funções comissionadas.
Mas no fim o número de funções acabou mesmo foi subindo para 690. Tudo pago com dinheiro meu, seu, nosso.

Programa de índio
Não foi só Lula que, digamos, esnobou a reunião de Davos, este ano.
Chamado para falar de "Valores espirituais no mundo pós-crise", Frei Betto enviou um texto, porque vai ao Equador, "a convite do movimento indígena".

Custo de vida
Roger Abdelmassih, o médico que é acusado de ter abusado sexualmente de 56 pacientes, chegou a gastar, acredite, R$ 2 milhões num mês com seu cartão American Express.

Lembrai-vos de JK
Do historiador Marco Antonio Villa sobre a pergunta de "1 milhão de dólares" da coluna ( Em 2010, Lula vai transferir sua popularidade para Dilma Rousseff?): - Durante o quinquênio juscelinista o Brasil cresceu mais que nos sete anos de Lula.
Mesmo assim, JK não fez o sucessor.
É. Pode ser.

Diário de Justiça
A 4ª Turma do STJ vai julgar na volta do recesso do Judiciário, agora no início do ano, um recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra a decisão que permitiu a um casal gay adotar uma criança.

Há vagas
Lula deve escolher, nos primeiros dias de 2010, um dos novos ministros do STJ, para a vaga destinada a desembargador.
Há um cearense, um mineiro e um paranaense no páreo.

ZONA FRANCA
Você já votou no concurso da Mulata do Gois (oglobo.com.br/ mulatadogois2010)? l A União da Ilha faz ensaio na quadra, hoje à noite.
Clarice Magalhães lançou o seu primeiro CD, produzido por Tuninho Galante.
A Escola SESC de Ensino Médio no Rio recebe, a partir da próxima semana, 1.500 professores de todo o Brasil, para o Programa de Capacitação Ensino Médio Inovador.
Denis Borges Barbosa ganhou o Prêmio Análise Advocacia na categoria de Propriedade Intelectual.
Duda Porto assina o espaço da Vogue no Fashion Rio.
Você já votou no Mulato do Gois (oglobo.com.br/mulatodogois2010)?

Cerveja salgada
O Choque de Ordem (eu apoio) às vezes derrapa no exagero.
A proibição dos ambulantes de vender cer veja no isopor, no réveillon em Copacabana, fez explodir o preço da bebida. Os quiosques da orla cobravam, acredite, R$ 10 a latinha.

O problema...
A medida tirou uma fonte de renda extra para quem necessita e levou mais dinheiro aos donos dos quiosques.

Não teve sorte
O cineasta alemão Ansgar Ahlers veio passar o réveillon em Copacabana, mas, prevenido, deixou todos os pertences na casa onde estava hospedado, em Santa Teresa. Foi só com dinheiro e um documento.
Não adiantou. Enquanto ele estava na praia, ladrões invadiram o lugar e levaram a câmera, o iphone e todos os presentes que o turista comprou por aqui.

Racha entre bacanas
O pessoal que faz oposição à atual diretoria do Iate Clube do Rio de Janeiro diz que não consegue ter acesso à lista atualizada dos sócios.

Cena carioca
Uma turma gaiata que frequenta o Chico & Alaíde, botecocabeça no Leblon, faz um coro baixinho para o mulherio que entra numa loja de depilação bem ao lado: - Vai depilar. Vai depilar.

Nenhum comentário: