segunda-feira, dezembro 14, 2009

TODA MÍDIA

Comissão da Verdade

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 14/12/09


Em destaque no UOL, ontem, "Brasil terá Comissão da Verdade sobre ditadura". Em entrevista a Haroldo Ceravolo Sereza, o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, adiantou que o projeto de lei vai para o Congresso até abril, criando um órgão "como Chile, Argentina e Uruguai já tiveram". Vanucchi cita frase da chilena Michele Bachelet:
"Não queremos sangrar feridas antigas. Queremos que cicatrizem. E só feridas bem lavadas cicatrizam".
Ecoou já ontem por Associated Press, sob o título "Brasil investigará tortura durante ditadura", Efe, Ansa e outras agências.


"CÍNICO"
Tony Blair diz à BBC que, sem as "armas de destruição em massa", buscaria outro motivo para derrubar Saddam Hussein. A oposição diz que já é sua defesa no inquérito da guerra


GUERRA JUSTA
Ao longo da última semana, a britânica Shell fechou acordo de exploração de petróleo no Iraque, bem como a francesa Total e várias outras. Antes haviam fechado acordos a americana ExxonMobil e a também britânica BP. E assim, no título do "Financial Times", "Iraque está prestes a se tornar o segundo na liga do petróleo", com produção inferior à da Arábia Saudita e superior à do Irã.
A "Time" da última semana, em reportagem sobre os novos contratos, destacou que nas manifestações contra a invasão, em 2003 na Europa e nos Estados Unidos, a "acusação" era de que "a guerra servirá meramente à apropriação das vastas reservas de petróleo do país pelas companhias ocidentais".

DILMA E CHINA VS. EUA
Em destaque por Folha Online e outros no meio do dia, "Dilma diz que proposta dos EUA é decepcionante". Foi uma expressão da ministra em artigo no jornal "O Estado de S. Paulo", pouco antes de desembarcar em Copenhague para as negociações sobre mudança climática. "A proposta dos EUA equivale a cortar meros 4% de suas emissões. É decepcionante, para um país que responde por 29% das emissões globais."
Também por Folha Online e "China Daily", o enviado da China a Copenhague se declarou "chocado" com os EUA, contrário ao uso de recursos dos ricos no apoio ao corte de emissões dos emergentes.

AS USINAS
No alto das buscas de Brasil por Yahoo News, "Projetos na Amazônia enfraquecem novo caminho ambiental do Brasil", reportagem especial de Raymond Colitt para a Reuters, desde Porto Velho. Na foto, já com obras em andamento, a usina de Santo Antônio

"Para isso, ela tem de falar com a alma."
Do rapper MANO BROWN, que "diz ter vontade que Dilma Rousseff seja escolhida" em 2010, em entrevista à "Rolling Stone". Ele "admite votar em Dilma, mas não descarta Marina Silva".

"EU MESMA"
A nova edição da "Veja" informa que Lula avisou que, "se na reta final a parada estiver muito complicada para Dilma, ele pedirá licença do cargo e rasgará o Brasil de ponta a ponta em campanha".
De outro lado, passado o programa do PT, a peruca fica, mas, "apesar de ceder no caso, Dilma anda sem paciência para cuidar da imagem" e diz:
"Desisti de mudar, agora serei eu mesma."

QUÉRCIA & SERRA
Na submanchete da Folha Online, "Orestes Quércia é reeleito presidente do PMDB de São Paulo e fortalece José Serra para 2010". Também no portal UOL, "Aliado de Serra, Quércia é reeleito".
E o presidente do PMDB nacional, Michel Temer, insinuou retirar seu apoio à candidata de Lula.

"SOLIDARIEDADE"
Os recados começaram quando seu nome surgiu em lista da construtora Camargo Corrêa, "citado 21 vezes como tendo recebido US$ 345 mil", e em uma das gravações do "mensalão do DEM".
No enunciado do Radar, com o primeiro recado, dia 4, "Temer: Serra ligou, Lula e Dilma, não".

NA ERA DIGITAL
O site Teletime fechou a semana com a programação da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, Confecom, que Lula abre hoje em Brasília com o tema "Meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital". Nos painéis, entre outros, a deputada Luiza Erundina fala pela "sociedade civil" e o superintendente da Telebrasil, César Rômulo, fala sobre "sociedade civil empresarial".

Nenhum comentário: