segunda-feira, dezembro 07, 2009

PAINEL DA FOLHA

Aviso de cobrança

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 07/12/09



Necessitado de toda ajuda possível na tentativa de se segurar na cadeira, José Roberto Arruda (DEM) pressiona fortemente o PT a ficar fora de qualquer esforço real para fazer andar um processo de impeachment na Câmara Legislativa do Distrito Federal.
O alvo prioritário do governador é a líder da bancada petista, Erika Kokay. Acusada em 2007 de ter usado conta-laranja, em nome de um ex-funcionário de seu gabinete, para movimentar caixa dois na campanha eleitoral, a deputada distrital foi socorrida por colegas da base aliada, que arquivaram o caso no Conselho de Ética sem nem mesmo ouvir testemunhas. Agora, Arruda quer acertar a conta.

Pede pra sair

Faixa estendida numa quadra de Brasília: ‘Arreda, Arruda’.

Ufa! A cúpula do DEM comemorava ontem ter atravessado o fim de semana sem a aparição de vídeo que arraste algum de seus integrantes para o inferno de Arruda.

Next - Palpite de quem conhece bem os personagens do faroeste candango: menina dos olhos de Paulo Octávio (DEM), o programa Pró-DF, que envolve a concessão de lotes e outros incentivos a empresas, ainda dará muita dor de cabeça ao vice-governador.

Produções - Durval Barbosa, o gravador-geral da capital, disse às autoridades que, temendo ser vítima de um atentado, teve o cuidado de fazer três cópias de seus vídeos. Foram enviadas respectivamente a ‘um amigo pessoal’, a ‘uma pessoa da família’ e ao jornalista Edson Sombra.

Padrão 1 - Advogados que analisaram o despacho do ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, dando sinal verde à Polícia Federal para deflagrar a Operação Caixa de Pandora apontam sucessivos alertas aos agentes: não usar armas nem trajes da corporação, manter sigilo absoluto e, especialmente, nada de entrevistas dos delegados.

Padrão 2 - A Caixa de Pandora foi a primeira operação em que procuradores da República acompanharam a PF nas buscas e apreensões.

Mais ou... - Com o apoio dos deputados Luciana Genro e Ivan Valente, a presidente do PSOL, Heloisa Helena, conseguiu construir maioria (41 a 19) no Diretório Nacional para que prossigam as negociações em torno do eventual apoio do partido a Marina Silva (PV). Do lado derrotado estavam, entre outros, os ex-deputados João Alfredo e Babá.

...menos verde - ‘Mas tudo vai depender do discurso da Marina’, adverte Luciana Genro. ‘Ela precisa se apresentar como alternativa, não como continuidade. Se continuar a falar bem do Lula e do Fernando Henrique, aí não vai dar para o PSOL.’

Termômetro - Ontem, com as urnas do segundo turno da eleição interna do PT ainda por apurar, uma liderança nacional do partido previa que a candidatura própria no Rio é provável, e em Minas, certa.

Sobe-desce - O redesenho de forças no PT de Mato Grosso deve levar o deputado Carlos Abicalil a disputar o Senado, e a senadora Serys Slhessarenko, vaga na Câmara.

Cofre 1 - Auditoria do TCU solicitada pelo Senado aponta irregularidades em transferências voluntárias do Ministério das Cidades para Estados, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos. O volume de repasses foi de R$ 5,7 bilhões em 2007 e de R$ 623 milhões em 2008.

Cofre 2 - Segundo os técnicos, houve deficiência no acompanhamento dos contratos, ausência de relatórios da CEF e de um manual com os critérios de seleção dos programas contemplados, abastecidos com verba de emendas parlamentares.

Tiroteio

Marcos Valério é um hábil negociador.

Coordenou o mensalão do PT, do PSDB e do DEM, unindo todas as correntes, igualando os desiguais. Que carisma!

De ROBERTO JEFFERSON , comentando a gravação em q que um deputado distrital diz ter sido orientado a direcionar licitação para favorecer agência de publicidade de Valério no Distrito Federal.

Contraponto

Dever cívico

No último fim de semana de novembro, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, atravessava o rio Jari, afluente do Amazonas que banha os Estados do Pará e do Amapá, num barco que fazia as vezes de juizado itinerante para atender a população ribeirinha.

O ponto alto da programação foi um casamento comunitário. Quando o juiz deu sinal de que iria iniciar a cerimônia, o DJ mandou ver som na caixa. Só que, em vez da Marcha Nupcial, o que se ouviu foi o Hino Nacional.

Noivos e convidados se entreolharam espantados, e um dos presentes comentou com Gilmar em tom reprovador:

- Casar por amor à pátria ninguém merece!

Um comentário:

Augusto Silva disse...

Tem que ser SERYS no Senado ou Nada, eu não quero ver este enrustido no Senado. Ela pelo menos é verdadeira e tem "peito" para estar lá, o que aquele enrustido, obscuro na câmara fará no Senado? Apoio a posição dela de só disputar Senado. Quero ver o PT de MT ficar sem Senador(a) e sem Deputados(as). Será lindo.