sexta-feira, dezembro 18, 2009

ARI CUNHA

Trem na W3

CORREIO BRAZILIENSE - 18/12/09


A reclamação que se ouve é de que cortarão árvores adultas. Na Europa e no Oriente Médio, o assunto é desagradável. Em Brasília, você pega qualquer muda e ela cresce, fica adulta. Lembramos que certa vez o então chefe do Departamento de Parques e Jardins, dr. Francisco Ozanan Coelho, estava preparando o plantio da entrada para a Ponte JK. Eram muitos trevos e entradas largas. A essa altura, o Ibama obrigou a plantação de 500 árvores do cerrado. Ao assinar o compromisso, dr Ozanan fez um adendo. Se o tempo deixar, plantaremos mais. A ponte foi inaugurada com 20 mil árvores do cerrado. O primeiro Horto Florestal da Novacap ainda hoje possui canteiros com árvores nativas do cerrado.


A frase que não foi pronunciada

”Eu não sou contra nem a favor, muito pelo contrário!”
Presidente Lula, pensando no caso Battisti.



Administração
Enquanto o mundo sofre com o aquecimento, as administrações mudam de rumo. Para a vida nova do universo, estão sendo formadas empresas que se preocupam com a modernidade. Essas companhias estão recrutando gente de todos os países com capacidade para apreender o sentido da nova vida.

Câmara distrital
“A Câmara está como corda de caranguejo. Soltando, vai cada um para lado diferente”, como dizia o filósofo de Mondubim. Para resolver caso urgente, a barriga de quase todos os legisladores empurra para a frente. É difícil qualquer solução. Melhor é deixar passar o ano-novo.

Inferno
Tema de discursos em todas as esferas do poder, o crack virou caso de saúde pública. Pais, educadores, imprensa e gestores públicos vão ser multiplicadores das informações voltadas aos jovens até 30 anos. A ideia do governo também é criar consultórios intinerantes para atender aos consumidores das drogas. Muitos deles afirmam que se tivessem como sair do inferno, sairiam.

Delta Air Lines
Voos entre Atlanta e Brasília serão diários. Por enquanto, de Brasília para lá são três vezes por semana. A viagem reduz o tempo de voo a menos de 9 horas, com conexões diversas. Isso, sem necessidade de o passageiro voar para Rio e São Paulo, sujeito a todas as condições desfavoráveis de acomodação.

Segredo legislativo
Com 650 artigos, o assunto é sigiloso. Senadores receberam o impresso e vão esperar o começo do ano para votação. A reforma em si foi aceita. Falta o comparecimento dos senadores. Mesmo antes da decisão, o Senado abriu as portas para a votação. Com isso, projetos presos foram abertos e votados. A cota quase limpou tudo para comemorar o fim do ano.

Dúvidas
Câmara, Senado, TCU e tribunais de contas estaduais integrados para fiscalizar os gastos da Copa de 2014. São quase R$ 130 bilhões separados para as obras e pagamentos diversos. O Portal da Transparência, do Executivo, também vai divulgar as informações. O que o contribuinte vai pagar para ver é o planejamento antecipado com cronograma de atividades dentro do prazo, além dos valores e da destinação.

Novidade
Passa pela aprovação dos senadores decreto legislativo acordado entre os Estados Unidos e o Brasil para ampliar a validade do visto no passaporte: turismo ou negócios, por 10 anos.

Mico dourado
Mais do que dinheiro é necessário para um país enfrentar o aquecimento global. A primeira coisa seria o governo ter um pensamento unificado. Copenhague assistiu ao vexame brasileiro com estrelas demais, comitiva gigantesca e ideias de menos.

Ecad
Organismo encarregado legalmente de cobrar produções artísticas e direito autoral termina o ano com mensagem. Uma delas ao bloguista. Publica depoimentos de artistas e autoridades emitindo pensamento sobre suas atividades. Da lista fazem parte Carlinhos Lyra, Danilo Caymmi, Djavan, Fernando Brant, Marcelo Crivella, Walter Franco e Leandro Lehart.


História de Brasília

Está sendo motivo para muitos comentários, entre os funcionários transferidos, a suspensão, de ordem do sr. Jânio Quadros, da “dobradinha”, que foi prorrogada por mais um ano. (Publicado em 19/2/1961)

Nenhum comentário: