quinta-feira, dezembro 03, 2009

ARI CUNHA

Salvando Zé Dirceu


Correio Braziliense - 03/12/2009

O que se ouve pelas ruas é que a posição do presidente Lula amenizando o assunto político de Brasília mostra velada intenção de salvar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. Foi cassado e responsabilizado pelo mensalão em função do qual o governo Lula conseguiu distribuir dinheiro para deputados. Fez maioria e vive a calma da votação de seus projetos na Câmara Federal. José Dirceu tem feito tudo para apagar participação naquele episódio. Hoje, rico e advogando até em outros países, não tira da cabeça e tisna espalhada no rosto e confessada perante o público. Exemplos há. O destino está selado. A boca do povo está cheia de informações. Os ouvidos estão moucos de tanto não falar. Mas os registros ficam guardados.

Dólares em caixa

»
Dinheiro estrangeiro chega ao Brasil aos borbotões. Em quatro dias o Tesouro amealhou dinheiro superando o acumulado de junho a setembro deste ano. Há dúvidas porque o dinheiro estrangeiro não dá segurança em suas idas e vindas.

Descoberta

»
Deputado Edmar Moreira tem propriedade em Minas Gerais avaliada em 25 milhões de reais. Será julgado por quebra de decoro parlamentar. É acusado de haver usado 230 mil reais do dinheiro público para cobrir o contrato com empresa de segurança.

Cortando a carne

»
Springs é fábrica de produtos de cama e mesa nos Estados Unidos. Demitiu 9 mil operários das 16 fábricas que possuía na América do Norte.

Saia curta

»
Notícias de Geyse Arruda tomaram mais espaço na mídia internacional do que de José Roberto Arruda. Ela deu a volta por cima. Conseguiu muitos adeptos. Ele convenceu o DEM a não expulsá-lo antes de ouvir a defesa.

Parceiros

»
Capacitação de técnicos e compra de equipamentos para a produção de genéricos contra a Aids. A parceria de Brasil e Moçambique é importante porque leva a visão do ministro Temporão de que todos precisam amadurecer como sociedade. &quotO preconceito acaba com a informação, coragem e atitude. "

Base

»
Interessante dado divulgado pela Fundação Nacional de Saúde. Para cada R$ 1 investido em saneamento básico, o governo economiza R$ 4 em internações. O assunto foi levado ao senador Fernando Collor, presidente da Comissão de Infraestrutura do Senado. Para ele, o PAC pode ser a saída da visão míope dos administradores que sustentam a ideia de trocar o saneamento por outros investimentos.

Vácuo

»
Atendido o pedido do senador Pedro Simon, e nada. Ele quer que a população reaja contra a corrupção. Na verdade ela já fez a parte dela. Colheu 1,3 milhão de assinaturas contra candidatos fichas- sujas. É 1,3 milhão contra 81 senadores. Até agora, nada.

População

»
Aprovado o projeto do senador Leomar Quintanilha que prevê um plebiscito sobre a criação do estado de Carajás, no Pará. Se for criado, o estado de Carajás terá 38 municípios e 1,3 milhão de habitantes. O mesmo número de assinaturas contra ficha-suja.

Segurança

»
Na Câmara, depois de discutida em um congresso, a segurança do país deve sofrer mudanças. O deputado Marco Maia quer votação conjunta com o Senado. É que as informações sobre as atividades de inteligência do Executivo deveriam ser compartilhadas com o parlamento. Outro braço importante e praticamente ignorado pelas autoridades são algumas ONGs, mídia e corpo acadêmico de universidades.

História de Brasília


Ainda sobre a falta que a Vasp faz. A Real passou a distribuir entre os passageiros “memorandos” com a informação aos patrões de que o empregado está chegando com um dia de atraso por causa da companhia. (Publicado em 18/2/1961)

Nenhum comentário: