quinta-feira, novembro 12, 2009

TODA MÍDIA

Em Itaberá

NELSON DE SÁ

FOLHA DE SÃO PAULO - 12/11/09


Fim do dia e Fátima Bernardes anuncia que, "em Itaberá, moradores podem ajudar a entender o que aconteceu". Entra o repórter de Itaberá, da estrada, "Conversei com uma pessoa que mora numa chacará vizinha à estação aqui e houve uma descarga elétrica forte. Mas não ventania, tempestade fora do comum". E "aqui, por ironia, não houve blecaute".
Já na manchete do Terra, "Cidade do apagão teve chuva acima do normal, diz prefeito" de Itaberá. Nas suas palavras, "teve chuva de 40 minutos aqui, mas não tempestade nem raios nem apagão".
Ainda assim, para o governo, na escalada do "JN", foi "por causa do mau tempo" em Itaberá.

AO VIVO

Pela manhã, por quase dez minutos, em disputa por uma entrevista, "repórteres da Globo e da Record discutem no ar", informou a Folha Online. E logo caiu no YouTube.

BLECAUTE
As imagens tomaram os canais de notícias, como CNN e Al Jazeera, e os agregadores. No HuffPost, destaque para SP e Rio. Drudge gostou das "fotos extraordinárias".

DEU NO "NYT"
"The New York Times"
Zelaya na embaixada, recuo da Uniban e, embaixo, apagão

O "New York Times" destacou na home durante a madrugada, com AP, e conseguiu publicar uma nota ainda na edição de ontem.
No fim do dia, adiantou texto do correspondente, "Brasil procura respostas após grande blecaute". Citou o apagão de 2001 e o racionamento de FHC, "mas desde então o Brasil diversificou seu suprimento e evitou cortes maiores". Sublinhou o impacto de popularidade.

E OS JOGOS?
Também o "Wall Street Journal" correu e noticiou a "queda de energia no Brasil", à pág. A12 de ontem.
De resto, sites ao redor do mundo destacaram relatos de correspondentes ou agências. No fim do dia, da home da "Time" aos despachos de AP e Reuters, o foco era o "temor pelos Jogos", pelas "dúvidas sobre a infraestrutura".

AINDA HONDURAS
No "NYT", além do apagão, "EUA tentam salvar acordo em Honduras". Em suma, "sob fogo dos aliados na América Latina e Congresso, a administração Obama se move para resgatar o acordo que era apresentado como a saída pacífica para o golpe e, em vez disso, parece ter dado ao governo de fato um meio de ficar no poder".

ÓLEO AO NORTE
O "WSJ" destacou que a "Shell entra na outra corrida pelo mar da América do Sul", na Guiana Francesa, depois dos "bilhões de barris no pré-sal do Brasil".

CORTES PROFUNDOS
"Guardian", que prioriza meio ambiente, saudou o plano de "cortes profundos de emissão", como descreve a proposta que a ministra Dilma Rousseff vai levar para Copenhague _onde estará a ex-ministra Marina Silva, que recolocou o assunto na "agenda".
Ecoou no "WSJ", como "grande passo".

"CORRIDA DO OURO"
O Drudge Report deu manchete para a alta do ouro. E a revista "Caijing" ouviu autoridade chinesa dizer que China, Brasil e Rússia devem seguir a Índia e comprar ouro do FMI.

MAIS CONTROLE
Na manchete do "Financial Times" de papel,"Brasil abre discussão sobre ação para conter o real". Citando outros que enfrentam valorização da moeda, como Rússia, destaca que Guido Mantega estuda alternativas, para além da taxação das aplicações em dólar.

Nenhum comentário: