sexta-feira, novembro 06, 2009

DIRETO DA FONTE

Direito virtual a caminho

Sonia Racy

O ESTADO DE SÃO PAULO - 06//11/09


Juca Ferreira promete surpreender nesta segunda, em São Paulo. Apresenta anteprojeto que altera os direitos autorais no Brasil. Para quê? Para atualizar artigos da lei aprovada em 98. E adaptá-la às "sutilezas" dos tempos da internet e redes sociais.
Onde? Na abertura do 3º Congresso de Direito do Autor e Interesse Público, na Fecomercio. Montado por GVlaw e Universidade de Santa Catarina.

Muros à parte
Adversários na política e amigos nas internas, Zé Dirceu e Aloysio Nunes dividiram o centro da mesa (e dos holofotes) na cerimônia em homenagem a Carlos Marighella, anteontem, na Câmara Municipal.
O tucano circulou com desenvoltura pela plateia, formada por comunistas, bolcheviques, trotskistas, petistas... e até por um senador enviado por Evo Morales.

Superpai
Ronaldo mandou personalizar suas chuteiras para o resto do campeonato brasileiro.
Os nomes de seus dois filhos - Ronald e Maria Sophia - foram cuidadosamente bordados, um em cada pé.

Filho de Francisco
Zezé Di Camargo deu show de articulação esta semana na Câmara.
De terno, gravata e discurso afiado, o cantor se reuniu com Michel Temer e percorreu gabinetes pela aprovação da PEC da Música - que desonera de impostos os CDs e DVDs.

Alexanderplatz
Os alemães estão de olho nos negócios da Copa e da Olimpiada. A Câmara Brasil-Alemanha abre novo escritório no Rio só para business.

Foco é aqui
Para pensar. Pela primeira vez a M.A.N. - que comprou a Volkswagen Caminhões e Ônibus de Resende - reuniu toda a sua diretoria no Brasil. Único país em que a VW fabricava ônibus.

Foco é aqui 2
Harvard e Yale, além de se instalarem por aqui, estão tentanto atrair recursos brasileiros.
Os benfeitores, do lado de lá, estão para lá de fracos.

London talk
Ontem, no almoço do seminário "Investing in Brazil", em Londres, Lula dividiu a mesa com Luciano Coutinho, Roger Agnelli, Luiz Trabuco e Franklin Martins.
Dilma, em outra das 21 mesas espalhadas pela sala, conversou muito com Roland Verstappen, da Acelor/Mittal. Já Mantega, acomodado em uma terceira mesa, ouviu Patricia Rowling, escritora de todos livros sobre Harry Potter.

London talk 2
Depois de anunciar sua intenção de montar parceria no Espírito Santo com a Vale, Lakshmi Mittal tem pressa: quer assinar este mês o memorando de entendimento.

VIP$
Cena inusitada na porta da gravação, ao vivo, dos dez anos do programa de Ana Maria Braga, ontem no Credicard Hall.
Cambistas ofereciam ingressos gratis por... R$ 60.

Unha e cutícula
Lula decidiu. Acompanha Dilma hoje no encontro com o PC do B em São Paulo.

Criador, criatura
Depois de arrematar o Jabuti por Manual da Paixão Solitária, Moacyr Scliar troca de papel.
Vira personagem de documentário sobre sua trajetória na literatura.

NA FRENTE

Enquanto 2016 não chega... Londres se prepara para sediar os jogos de 2012. Até os tradicionais táxis estão sendo modernizados. Só no "recheio", sem perder o estilo dos cabs de antigamente.

A Sopa de Kafta aterrissa na próxima semana nas livrarias brasileiras. Do fotógrafo britânico Mark Crick, o livreto junta literatura com culinária.

O Instituto de Arte Contemporânea abre amanhã a mostra Da Estrutura ao Tempo Hélio Oiticica. Na Maria Antônia.

Bettina Orrico lança Os Jantares Que Eu Não Dei, pela BEÏ Editora. Terça, na Cultura do Conjunto Nacional.

O projeto Cinco a Seco faz show, dia 12, no Itaú Cultural.

Murilo Salles comprou os direitos de À Margem da Linha, de Paulo Rodrigues. Quer adaptar o romance para as telonas.

Com direção de Vera Fajardo, a Casa da Gávea estreia, quarta, a peça Prova de Fogo. De Consuelo de Castro.

Paulo Ricardo "causou" terça, no Bar Secreto, em evento de Luciana Gimenez. Surgiu com camiseta onde se lia "Who the Fuck is Mick Jagger?"

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigos,

Anteontem, mais uma vez estava prevista a votação da emenda constitucional 98/07, a nossa PEC da Música. A liderança do governo na Câmara e o PMDB (partido do governo do Amazonas) obstruíram a votação, pois queriam ajustes no texto.
Foram mais de seis horas de reunião junto com o secretário da Receita Federal, bancada do Amazonas e lideranças do governo no Ministério das Relações Institucionais, a fim de se chegar a um consenso na redação da proposta. Ao final, alcançamos um texto que avança, pois introduz a música brasileira na Constituição Federal.
O líder do governo, deputado Henrique Fontana, está publicamente incumbido de providenciar a última consulta ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta próxima semana. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, está ciente e prometeu colocar o texto em votação. Nosso objetivo é produzir um consenso sobre a matéria e facilitar a aprovação da PEC da Música pelo Congresso Nacional.

Otavio Leite
Deputado Federal