segunda-feira, outubro 19, 2009

TODA MÍDIA

Nelson de Sá

FOLHA DE SÃO PAULO - 19/10/09

Na manchete do "Jornal Nacional", "Sábado de terror na Zona Norte do Rio... Um helicóptero da PM faz pouso forçado e explode". Do "Jornal da Record", "O tráfico desafia o Rio, derruba helicóptero... Sábado de terror". A Globo destacou a "repercussão imediata no exterior", com os sites de "New York Times" e Al Jazeera. Mas o que ecoou mundo afora foi o vídeo do SBT (acima) distribuído pela AP. Por todo lado, o destaque de que a derrubada acontece duas semanas depois da escolha do Rio para os Jogos.

O TERROR NO IRÃ

No início da noite, o site do canal de notícias do Irã, Press TV, contava 42 mortos no atentado suicida na fronteira com o Paquistão -e nada de questionamento aos EUA, desta vez, por parte do presidente Mahmoud Ahmadinejad. No dizer do "Financial Times", foi "o ataque mais letal em 20 anos" no Irã. Foi manchete ao longo do domingo por "NYT" e outros ocidentais, secundada pela ofensiva lançada pelo Paquistão contra o Taleban. O "China Daily", que vem noticiando "ameaças da Al Qaeda" a Pequim, também destacou o atentado e a ofensiva.

CHINA, O MODELO Na manchete on-line do "China Daily", "Partido Comunista da China e Kuomintang", no poder em Taiwan, "sinalizam boa vontade". No "NYT", por outro lado, "Após duas décadas do colapso do Partido Comunista, os líderes russos acharam um novo modelo: o Partido Comunista. O partido de Vladimir Putin, Rússia Unida, estuda como seguir os passos do PC chinês". Líderes partidários foram a Pequim para reuniões e convidaram o presidente Hu Jintao para seu congresso em novembro.

EUA, O MODELO

Página "+ lida" ontem no "NYT", a coluna de Bono defendeu Obama como símbolo de um país "parceiro", não mais "policial", de um mundo que, afirma ele, "precisa acreditar de novo na América"

OBAMA CONTRA-ATACA

Após semanas batendo em Obama, como outros programas dos EUA, o "Saturday Night Live" convocou Dwayne Johnson para reencarnar The Rock Obama, arrancando braços de republicanos etc. Foi o quadro "mais simpático a Obama na temporada", destacou o Huffington Post. E em mesa-redonda ontem na ABC o economista Paul Krugman reagiu às críticas a "Obama fraco", dizendo que "ele na verdade está fazendo as coisas, agora".

DA NOTÍCIA À PIADA O mesmo "SNL" e outros programas de humor americanos tomaram por alvo a cobertura do "garoto do balão", na sexta, quando os canais de notícias do país cortaram um painel sobre a reconstrução de Nova Orleans, comandado por Obama, para acompanhar o caso no Colorado.

"REALITY TV" Ontem por Fox News, CNN, Drudge Report e "New York Times", que haviam entrado na corrida pelo balão, destaque para a confirmação pela polícia local de que não passou de "trote" -de cena armada pela família como "marketing" para um eventual "reality show".

A REBOQUE O principal assessor de comunicação de Obama, David Axelrod, foi ao programa dominical "This Week", da ABC, e defendeu a decisão da Casa Branca de passar a tratar a Fox News como partido, não jornalismo: "Mr. Rupert Murdoch tem talento para fazer dinheiro, e eu entendo que sua programação é voltada a fazer dinheiro. Só o que argumentamos é que eles não são um canal de notícias de verdade. Não só os âncoras, mas a programação. Não é notícia de verdade, mas forçar um ponto de vista. E nós vamos tratá-los assim, e outras organizações jornalísticas deveriam tratá-los assim". O chefe da casa civil, Rahm Emanuel, sublinhou, também ontem na CNN, que outras organizações não deveriam "deixar-se guiar pela Fox News".

Nenhum comentário: