segunda-feira, outubro 12, 2009

RICARDO NOBLAT

“O Brasil do Lula é uma espécie de país pré-datado. Bom para 2014 (Copa), 2016 (Rio) e 2020 (pré-sal).” (Hugo-A-Go-Go)

O GLOBO - 12/10/09


Pra casa, Ciro!

O que mais causaria incômodo a Lula? O candidato do PSDB a presidente se eleger direto no primeiro turno da eleição? Ou ele ser obrigado a apoiar o deputado Ciro Gomes (PSB) no segundo turno? Se for o caso, Lula prefere perder a eleição com Dilma Rousseff do que ganhá-la com Ciro. Dilma foi escolha dele.

Ciro tenta se impor à sua revelia.

Nenhum chefe político gosta de ser contrariado. Chefes, em geral, não gostam.

Lula desenhou a sucessão dele com régua e compasso.

Mesmo assim, deu errada aquela jogada do terceiro mandato consecutivo. Não convenceu nem seus aliados mais fiéis. Então, ele inventou Dilma, sem passado dentro do PT, sem a mínima experiência eleitoral.

Se ela não emplacasse, quem sabe o terceiro mandato não ganharia as ruas e acabaria aprovado pelo Congresso? Por ora, Dilma, de fato, não emplacou. Mas a crise financeira internacional sepultou o sonho do terceiro mandato. Foi um vacilo de Lula concordar com o desejo de Ciro, de se testar como candidato. Ciro logo passou Dilma nas pesquisas de voto.

Lula está sinceramente convencido de que a comparação dos resultados do seu governo com os resultados do governo de Fernando Henrique servirá de combustível para incendiar a candidatura de Dilma. E que sua presença ao lado dela, dizendo a todo instante “Minha candidata é Dilma”, derrotará José Serra sozinho ou ele com Aécio Neves de vice.

Marina Silva, candidata do PV? Lula não aposta um tostão furado na candidatura dela. Descarta que ela possa crescer o suficiente para provocar um segundo turno entre Dilma e Serra. Uma eleição plebiscitária, tal como ele a concebe, se esgotará no primeiro turno. Se Dilma perder... Lula terá feito tudo para elegê-la. E Serra não será assim tão mal para ele.

O que não dá é Ciro bater Dilma no primeiro turno e se classificar para concorrer com Serra no segundo.

O mito Lula sairia afetado.

Ele não teria demonstrado força sequer para garantir Dilma no segundo turno.

Ouviria: “Cadê o poderoso cabo eleitoral ambicionado por 10 entre 10 candidatos às próximas eleições? O gato comeu.” De resto, Ciro é imprevisível.

O que não murmuraria o PT, hein? Sim, porque diante de Lula só resta ao PT murmurar.

Estrilar? Não. Espernear? Esqueça. Revoltar-se? Jamais! Mas o que murmuraria o PT? Forçado a ir com Dilma, o PT ainda se veria na humilhante situação de ter que sair gritando por aí: “Ei, ei, ei, Ciro é nosso rei”. Logo o PT, que não engole Ciro nem em São Paulo...

Divirta-se, Ciro, enquanto puder como aspirante à vaga de Lula. O PSB, seu partido, prefere tê-lo como candidato à vaga de Serra. Ciro cometeu a bobagem de transferir seu título de eleitor para São Paulo. Mesmo que perca, ajudará a eleger deputados do partido. Para presidente, o PSB espera o momento certo de anunciar que é Dilma desde garotinho. PDT e PCdoB estão com Dilma.

Com Ciro, só tem ele e quase 20% do eleitorado.

O autor! O autor!

O governo admitiu que está atrasando a restituição do Imposto de Renda de milhares de pessoas.

Atribuiu o atraso à crise, exmarolinha.

E ensinou: o contribuinte não terá prejuízo. Quando receber o que lhe é devido, o dinheiro será corrigido pela taxa de juro Selic. Por que o governo não foi ao mercado atrás do dinheiro que precisa? Pagaria por ele a mesma Selic. Para se desculpar, Lula alegou que isso já ocorreu no passado.

Tem razão. Foi em 2003, no seu primeiro ano de governo. Daquela vez, a restituição não passou de dezembro. Desta, poderá ficar para o próximo ano. O autor! O autor! Chamem para o centro do palco o autor de idéia tão genial.

Nenhum comentário: