domingo, outubro 18, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Missão Quércia

ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 18/10/09

O PSDB decidiu sacrificar a candidatura à reeleição da governadora Yeda Crusius (RS) para tentar melhorar seu desempenho nas eleições presidenciais. Os tucanos querem apoiar o candidato do PMDB. A proposta do PSDB foi feita sexta-feira, em São Paulo, ao ex-governador gaúcho Germano Rigotto. O emissário de José Serra foi o presidente do PMDB paulista, Orestes Quércia.

O marqueteiro do Serra pisou na bola

É grande o mal-estar na oposição com a entrevista, ao jornal “Valor”, do marqueteiro tucano Luiz González. O presidente do PSDB, Sérgio Guerra (PE), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) e o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM) estão tiriricas com declarações que consideram arrogantes, grosseiras e equivocadas sobre a derrota de Geraldo Alckmin em 2006 e a natureza do embate eleitoral de 2010. Ele se deu tão mal que o DEM tirou de suas mãos o programa em rede nacional de TV que vai ao ar em 29 de outubro. A tarefa foi entregue ao baiano Adriano Gheres. Em 2006, ele trabalhou na equipe de João Santana na campanha de Lula.

“O PSDB tem que acordar para a vida. Não dá mais para adiar a escolha do candidato a presidente. Deixar para março é para perder a eleição”
— Antonio Carlos Magalhães Neto, deputado federal (DEM-BA)

QUEDA DE BRAÇO. Os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Edison Lobão (Minas e Energia) querem reduzir de 25% para 20% a mistura de álcool na gasolina. O objetivo é aumentar a oferta de álcool e forçar a redução do preço. O ministro Reinhold Stephanes (Agricultura) é contra.
Ele alega que a alta no preço se deve às chuvas em São Paulo, mas Dilma e Lobão desconfiam de má-fé das distribuidoras.

Superpoderes

O projeto que o governo enviará ao Congresso reestruturando o Ministério da Defesa, além de dar autonomia para o ministro escolher os comandantes das Forças, dará ao titular da pasta a prerrogativa de promover oficiais a generais.

Caravana

Depois de levar o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração) agora vai convidar os líderes partidários da Câmara para vistoriar as obras de transposição do Rio São Francisco.

Útil ao agradável

O setor têxtil procurou o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) para capacitar profissionalmente beneficiários do Bolsa Família. O governo federal vai subsidiar a compra de uniformes escolares para alunos da rede pública, o que aumentará a demanda por matériaprima e abrirá postos de trabalho. Em ano eleitoral, os uniformes terão logotipo do governo federal.

Congresso e aborto

Pesquisa que está sendo lançada pelo Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), com 321 parlamentares brasileiros, mostra que 57% defendem que a legislação sobre aborto permaneça como está, permitindo a prática somente em caso de estupro ou de risco para a mãe; 18% são a favor da descriminalização total; 15% são contra a interrupção da gravidez em qualquer caso; 8% não se posicionaram, e 1% acha que a legislação pode ser ampliada em alguns casos.

O PMDB do Rio encomendou ao instituto UP pesquisa estadual sobre as eleições presidenciais. Deu José Serra, 27%; Ciro Gomes, 22%; Dilma Rousseff, 15%; e, Marina Silva, 11%.

DIVISÃO NO PMDB. O governador Luiz Henrique (SC) quer apoiar Raimundo Colombo (DEM) para sua sucessão. O ex-vice-governador Eduardo Moreira quer candidatura própria.

RELATOR da lei que acabou com o monopólio estatal de resseguro, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) diz que a União não pode passar o controle acionário do IRB para o Banco do Brasil sem licitação.

ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes

Nenhum comentário: