segunda-feira, outubro 26, 2009

PAINEL DA FOLHA

Barreiras na pista

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 26/10/09

Responsável por uma fatia significativa do PAC, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) pediu ao Planalto um socorro de R$ 1,2 bilhão no Orçamento do ano que vem para bancar pilhas de estudos de impacto socioambiental. De acordo com o órgão, vinculado ao Ministério dos Transportes, o percentual gasto com essa finalidade, hoje, chega a 22,5% do valor da obra -contra 5% a 7,5% no primeiro mandato de Lula. Isso significa entre 25 e 40 "condicionantes" impostas pelo trio Ibama, Funai e Instituto Chico Mendes por rodovia. "São exigências intermináveis. Se a via passar pela Amazônia, então, dobram", diz o diretor do Dnit, Luiz Antônio Pagot. "Tem dinheiro na conta, mas eles travam o PAC."


Gargalo. Ainda de acordo com Pagot, nos últimos 18 meses, das 77 licenças requisitadas pelo Dnit, saíram 15.

Faísca. Relatos que chegaram ao Planalto dão conta de que o clima entre os ministros Alfredo Nascimento (Transportes) e Carlos Minc (Meio Ambiente) voltou a piorar.

Apetite. Embora Lula sinalize a intenção de efetivar secretários-executivos na reforma ministerial pré-eleição, o PMDB já anda por aí dizendo que Wagner Rossi "se credenciou" no comando da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para assumir o Ministério da Agricultura.

Debutante. Novato no PMDB, Henrique Meirelles foi chamado para uma conversa com a bancada do partido, amanhã, na Câmara.

Complicador 1. Na tentativa de devolver à Câmara José Janene, expoente do mensalão, além de reeleger sua atual bancada federal, o PP do Paraná está na praça em busca de coligação na chapa proporcional. Mas PT, PSDB e PMDB já avisaram que não estão interessados.

Complicador 2. Outro problema para as alianças do PP-PR no Paraná é que Ricardo Barros, vice-líder do governo na Câmara, gostaria de concorrer ao Senado sem nomes de peso a dificutar-lhe o caminho. Porém, estão no páreo o governador Roberto Requião (PMDB) e a petista Gleisi Hoffmann.

Grid. Irritado com o apoio na base governista à candidatura de Gabriel Chalita (PSB) ao Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP) tem defendido, em conversas com petistas, que o partido coloque mais um nome na praça ou ofereça ao PC do B a segunda vaga da chapa.

Na tela 1. O programa do PT que irá ao ar em dezembro repetirá o slogan "O Brasil no rumo certo". Assinado pela produtora Vanguarda, do Pará, enfatizará os programas sociais do governo e o esforço para consolidá-los em lei.

Na tela 2. As gravações serão feitas na próxima semana. A área jurídica do partido analisa os moldes da participação de Dilma Rousseff porque, embora queira faturar com a exibição de sua candidata, teme ações na Justiça Eleitoral.

Jardins. O Planalto lançou pregão para contratar empresa interessada em plantar "grama batatais" ao redor do heliponto do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde o núcleo do governo está "hospedado". O custo estimado é de R$ 16.700.

Longe... Contrários às mudanças na distribuição dos royalties do pré-sal, SP, RJ e ES têm 11 dos 18 votos na comissão que definirá as regras de exploração na Câmara. Os defensores da universalização dos recursos, entretanto, são maioria no Congresso.

...do fim. As propostas de deixar uma parcela maior dos recursos para Estados produtores e de distribuir o restante com base nos fundos de participação de Estados e municípios são consideradas apenas um bom começo na Câmara. Outras alterações ficarão nas mãos do Senado.

com SILVIO NAVARRO e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"O que sobrou do jantar do PT com o PMDB? O arroto. Nada mais do que isso."
Do governador do Paraná, ROBERTO REQUIÃO, sobre o encontro de alguns de seus correligionários com o presidente Lula, depois do qual foi anunciado que o partido firmou um "pré-compromisso" de apoio a Dilma Rousseff em 2010.

Contraponto

Tudo por um voto


A cúpula do DEM participava de um "media training" há uma semana em São Paulo com representantes do PP espanhol, partido com o qual os "demos" mantêm laços. No comando da apresentação, o marqueteiro trazido pelo PP descreveu um comercial da sigla no qual um homem nu aparece correndo. A intenção, segundo o especialista, era sugerir "uma nova visão" da política.
-E apenas com essa propaganda eles conseguiram eleger três deputados!- concluiu o marqueteiro.
Impressionada, a senadora Rosalba Ciarlini (RN) comentou, despertando gargalhada geral:
-Deixa só o Suplicy saber disso...

Nenhum comentário: