terça-feira, outubro 13, 2009

PAINEL DA FOLHA

Sinais trocados

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 13/10/09

Embora Ciro Gomes tenha feito sua parte no roteiro desenhado por Lula ao transferir o domicílio eleitoral para São Paulo, é do PT que o deputado está levando mais chumbo neste momento. No Ceará, no Rio Grande do Norte e em Pernambuco, o partido ameaça lançar candidato ao governo, contra o PSB, se Ciro insistir em permanecer na disputa nacional. Em São Paulo, parcela expressiva da sigla resiste à ideia de não ter candidato próprio e apoiá-lo ao governo.
Paradoxalmente, há gente graúda no PSDB dizendo que seria melhor ter Ciro candidato ao Planalto. "Acabaria pegando no pé da Dilma e brigando com o PT", avalia o presidente do partido, senador Sérgio Guerra. José Serra já foi ouvido dizendo o mesmo.



Grandes... Um grupo de políticos de oposição convenceu o Bradesco a resistir às pressões do governo para tirar o executivo Roger Agnelli do comando da Vale. Argumentou-se que a ingerência abriria "precedente perigoso".

...negócios. Foi o jornalista Roberto D'Ávila o responsável por abrir as portas do Palácio do Planalto ao empresário Eike Batista, que agora negocia compra de participação na Vale e defende que o petista Sérgio Rosa, presidente da Previ, substitua Agnelli.

Há dois anos. Lula não conversa com o MST desde novembro de 2007, quando recebeu dirigentes na Granja do Torto. Os visitantes, João Pedro Stedile à frente, desceram o sarrafo no governo.

É só? O presidente ouviu tudo impassível. Quando acabaram, levantou-se, agradeceu a presença de todos e se retirou.

Agenda lotada. Desde então, nada. Na última marcha a Brasília, quando sem-terra ocuparam o Ministério da Fazenda, houve negociação e vários pontos foram atendidos, mas não o pedido de audiência com Lula.

Leão 1. A oposição estima ter votos suficientes para aprovar requerimento de Arthur Virgílio (PSDB-AM) convocando o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o secretário Otacílio Cartaxo (Receita) a explicar à Comissão de Assuntos Econômicos do Senado a retenção das restituições do Imposto de Renda.

Leão 2. A CAE também deve votar projeto de César Borges (PR-BA) que permite ao contribuinte usar a restituição do IR para quitar débitos tributários. Se aprovado na comissão, o texto seguirá direto para a Câmara.

Link. Pernambuco, um dos Estados que Dilma Rousseff visitará nesta semana em sua incursão pelo Nordeste, criou um cadastro na página do governo na internet para adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida, peça de resistência nos discursos da candidata.

Tempo real. Na esteira das recentes discrepâncias identificadas entre o que diz o site da Casa Civil e a agenda real de Dilma, a assessoria da ministra agora registra, ao lado dos compromissos, a ressalva "última modificação", com data e horário.

Maníacos da árvore. O caderno de encargos para a Olimpíada, que prevê o plantio de 24 milhões árvores no Rio até julho de 2016, virou motivo de piada com o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes. "Começando em novembro, serão 9.880 mudas por dia", calcula Chico Alencar (PSOL-RJ).

Presente. Paulo Skaf ainda não sabe se a variável Ciro Gomes vai lhe permitir realizar o sonho de concorrer ao governo paulista, mas, por via das dúvidas, o presidente da Fiesp fez programa de candidato ontem: assistiu à missa no santuário de Aparecida.

Ausente. Já Geraldo Alckmin (PSDB), frequentador assíduo do 12 de outubro em Aparecida, não foi neste ano. Está no exterior.

com VERA MAGALHÃES e SILVIO NAVARRO


Tiroteio

Lula se acha inimputável. O governo dele falha feio, prejudica milhões de estudantes, e ele diz que o governo é que foi prejudicado. Do tucano EDUARDO GRAEFF , secretário-geral da Presidência no governo FHC, sobre o fato de Lula ter sugerido que a fraude no Enem visou prejudicar o governo; um dos acusados afirmou à revista "Época" que "todo mundo" tinha acesso à prova.

Contraponto

Para todos os gostos A bancada do PSDB na Câmara compareceu em peso ao evento promovido há duas semanas para recepcionar a colega Rita Camata (ES), que ingressou no partido depois de sair do PMDB. A ala feminina preparou um buquê, e coube a Júlio Semeghini (SP) abrir os discursos:
-Rita, seja bem-vinda! E note que, bem ao nosso estilo tucano, o ramalhete tem rosas de todas as cores...
Instalou-se um silêncio na sala, e a própria homenageada fez cara de quem não havia entendido, até que Semeghini resolveu arriscar uma explicação:
-Sabe como é... Não queremos correr o risco de errar...

Nenhum comentário: