sexta-feira, outubro 02, 2009

ARI CUNHA

Escambo no custo de vida

CORREIO BRAZILIENSE - 02/10/09


Voltamos aos velhos tempos da especulação exagerada na formação de preços. As vendas de hoje dão testemunho disso. Quem vende fixa o lucro que deseja obter. Não baixa o valor ao plano da realidade. Aumenta-o sob a alegação de que vale mais. É dessa forma que banana é vendida por quilo, assim também legumes e outras frutas. Meia caixa de bananas, mesmo na Ceasa, é vendida como caixa completa. O vendedor justifica: pode ver que o peso é mais de uma caixa. O alho chinês chega ao nosso país por uma bagatela. Ninguém sabe o preço. Calcula-se por volta de R$ 2 o quilo. Não é vendido assim. Quatro cabeças custam R$ 6. Essa é a pior anomalia do momento. Mas o brasileiro finge que é mais barato. Compra menos e procura abastecer a casa dentro das necessidades. Ajuda os especuladores.


A frase que não foi pronunciada

“Os operários não têm pátria.”
» Karl Marx, de onde estiver, analisando a política brasileira.



Olho no lance

» Hoje à tarde haverá solução para as Olimpíadas. O mundo se reúne na Dinamarca e a votação será conhecida na hora pelas estações de televisão. Futebol e Olimpíadas, como dizia o filósofo de Mondubim, é o mesmo que “segurar rede pelos dois punhos. Ninguém deita. O peso fica nas duas mãos e ninguém se embala”.

Curiosidade

» Que todo presidente da República em pouco tempo fica de cabelos brancos, todos sabem. Mas na TV há uma razão para William Bonner exibir tantos fios alvos. É que, no Brasil, não há regras para a exposição aos campos eletromagnéticos, como em outros países.

Solidária

» Uma forma diferente de economia é a solidária. O dinheiro rende o suficiente, sem as explorações pelo lucro. Em Fortaleza, um seminário esclarece a relação entre Previdência Social e esse tipo de empreendimento. As dificuldades enfrentadas nos projetos foram esclarecidas pela chefe da Seção de Economia Solidária da SRTE/CE, Maria Facundo Mota.

Correios

» Claudia Valente, da Comunicação dos Correios, corrige a coluna com a informação de que a entrega dos livros didáticos nas escolas brasileiras será em fevereiro de 2010. A logística dessa megaoperação já foi premiada pelo World Mail Awards, pela Associação Brasileira de Movimentação Logística (ABML) e pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Aerus

» Paulo Paim e Sérgio Zambiazi receberam do ministro Gilmar Mendes a promessa de prioridade na avaliação do processo contra a União movido pela Varig. Os senadores também avisaram aos aposentados e pensionistas do Fundo Aerus que não jogaram a toalha. Vão continuar lutando por uma solução definitiva e justa.

Verba

» Volta a calmaria nas pré-escolas do DF. O secretário de Educação José Luiz Valente recebeu a informação do presidente da Câmara Legislativa, Leonardo Prudente, que 22 milhões serão liberados para o pagamento do convênio com educação infantil.

Comunicação

» Ainda sobre o assunto, vale a integração entre as ações das secretarias de Desenvolvimento Social e Educação. A adoção do mesmo calendário, férias coletivas e renovação dos convênios são exemplo.

Mudança

» Com o uso da internet nas eleições, uma das modificações nas regras é que blogs e portais passam a ter liberdade de expressão desde que reservem espaço para as respostas e não sejam anônimos.

Guerreira

» Maria Rosa, revendedora de produtos de beleza em Águas Lindas, trocou a alegria do bairro do Guará pela tristeza profunda. Seu falecimento pegou a comunidade local de surpresa. Fica o registro e a homenagem pela batalha que travou na vida, sem perder o sorriso.


História de Brasília

J. Pereira, você é jornalista. Sempre disse o que quis e sabe como é boa a liberdade. Pois bem. Fique sabendo que, na Rádio Nacional, o pessoal está vivendo um regime de restrições. Para concluir, proibiram no noticiário o nome do sr. Juscelino Kubitschek. (Publicado em 10/2/1961)

Nenhum comentário: