sábado, setembro 12, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote


Felipe Patury

Toffoli X Badin

Sergio Lima/Folha Imagem

Azedou a relação do advogado-geral da União, José Antonio Toffoli, com o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Arthur Badin. O motivo é a defesa do Cade em processos judiciais. Toffoli alega que essa tarefa cabe a ele. Badin quer que ela fique a cargo do procurador-geral do Cade, Gilvandro Araújo. A situação anda tão ruim que, na semana passada, Toffoli deu um chá de cadeira de mais de uma hora em Badin, atendeu-o de pé e disse a assessores que não quer mais falar com o colega de governo. Badin trava outra disputa com o Banco Central. Ele defende que o Cade analise a fusão do Itaú com o Unibanco. O BC argumenta que envolver o Cade nesse tipo de decisão coloca em risco o sistema financeiro.

Rio 40 graus

Mastrangelo Reino/Folha Imagem


A CSN, a siderúrgica mais valiosa das Américas, é comandada de São Paulo porBenjamin Steinbruch, mas sua sede fica no Rio. Steinbruch pretendia corrigir essa distorção neste mês. Para isso, preparou um pacote de bondades, como o aumento de compras de fornecedores fluminenses. Supôs que essas medidas ajudariam a tornar mais palatável sua decisão. Nada disso. O governador Sérgio Cabral subiu pelas paredes. Seus assessores ameaçaram apertar a fiscalização sobre a empresa. A CSN adiou o plano.

O PT de olho em Chalita

Niels Andreas/AE


Em dez dias, o vereador paulistano Gabriel Chalita se muda de mala e cuia do PSDB para o PSB, que lhe prometeu legenda para disputar o Senado. Parece um fato pequeno, mas não é. O Planalto acompanha essa movimentação. Os assessores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva depositam enormes esperanças em Chalita. Acreditam que, ao tê-lo como aliado, terão mais chances de reeleger o combalido senador Aloizio Mercadante. Supõem também que o vereador dará mais peso ao frágil palanque paulista da candidata à sucessão de Lula, Dilma Rousseff. Sonhavam até com a possibilidade de Chalita ser seguido por seu amigo Geraldo Alckmin, provável candidato tucano a governador. Chalita bem que tentou levá-lo, mas não conseguiu.

Mal de saúde

Marcelo Elias/Gazeta do Povo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o hábito de passar recados a seus ministros falando mal deles para outros interlocutores. A vítima da vez é José Gomes Temporão, da Saúde. Em conversas com os caciques do PMDB, Lula responsabilizou-o pela rejeição no Senado, em 2007, da manutenção da CPMF. Disse que Temporão é bom na TV, mas ruim na execução. Por isso, vai se envolver na batalha para criar o tributo, agora batizado de Contribuição Social para a Saúde.

Novas regras para minerar

Givaldo Barbosa/Ag. O Globo


Vem aí um novo código de mineração. Em vigor há quarenta anos, o atual está defasado. Suas leis permitiram que se formasse um mercado negro de alvarás de lavra. Hoje, o governo concede esses títulos a qualquer pessoa, sem que ela precise ser capaz de explorar a área requerida. A nova legislação exigirá que os pretendentes provem que têm como investir na mineração. O prazo máximo para pesquisa também deve cair de sete para três anos. Mais: as licenças deixarão de ser concedidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral. Serão uma prerrogativa do ministro de Minas e Energia. O titular da pasta, Edison Lobão, abrirá o projeto a consulta pública em outubro.

O namorado de Madonna estreia como VJ

Nelson Antonie/AP


O modelo Jesus Luz, namorado da cantora Madonna, quer trocar de profissão e ingressar no mundo da música. Com a ajuda dela, já fez um curso de DJ e se apresentou no mês passado em uma boate paulistana. Dará o próximo passo rumo à sua nova carreira em 1º de outubro, quando apresentará o VMB-2009, o prêmio anual da MTV. Jesus disse "amém" para o canal de música na semana passada - e não cobrou cachê pelo primeiro trabalho como VJ. Seu parceiro de palco ainda não está definido. A MTV prefere uma mulher. Quem sabe uma loiraça, para lembrar a namorada famosa do modelo.

Nenhum comentário: