segunda-feira, setembro 07, 2009

CONFIDENCIAL

Casamento sem burocracia

AZIZ AHMED

JORNAL DO COMMÉRCIO - 07/09/09





Um dos percalços da via-crúcis que a burocracia impunha aos noivos para chegar ao altar acaba de ser eliminado pela Corregedoria da Justiça do Estado do Rio. A partir de agora, os cartórios estão dispensados de exigir certidões de nascimento atualizadas do casal ao dar entrada no processo de união, desde que os dados do documento original sejam legíveis. Além de reduzir a burocracia, a decisão proporciona aos noivos economia com os gastos de documentação. Até então, o casal era obrigado a fazer novas certidões seis meses antes de dar entrada na papelada para o casamento. Se um dos noivos era nascido em outro estado, tinha de arcar com os custos de buscar o documento no cartório onde foi registrado.

Uma união de gigantes

Desenha-se, para futuro próximo, uma verdadeira parceria público-privada. A partir da transformação do litoral Norte Fluminense e do Espírito Santo no maior centro logístico do País - com um complexo de portos, cidades, armazéns etc. -, o poder de fogo do megaempresário Eike Batista se uniria com o fogo do poder da megaestatal Petrobras.

Leoa na cabeça

A etapa do Rio de votação da lista tríplice do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal para a escolha do secretário da Receita já tem escolhidos. E pasmem: Lina Maria Vieira, isto mesmo, a ex-leoa está em primeiro lugar. Completam a lista José Carlos Sabino Alves e Leônidas Pereira Quaresma.

Insustentável

"O setor rural brasileiro será fortemente abalado pelas multas previstas na regulamentação do Código Florestal brasileiro." É o que prevê o novo diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura, Alberto Werneck de Figueiredo, alertando que há muitas propriedades perdendo área significativa, em razão da soma dos espaços que devem ser destinados para preservação e reserva legal. No seu entendimento, por serem de utilidade pública, as áreas preservadas deveriam merecer compensação indenizatória por parte do poder público.

A parte do leão

Às 12h40min da última sexta-feira, foi atingida a marca de R$ 700 bilhões em tributos pagos pelos brasileiros este ano. É o tamanho da mordida dada pelos municípios, estados e União, desde o primeiro minuto de 2009, no bolso do contribuinte.

A propósito da nota acima

Amanhã, de acordo com o presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), entra em votação a proposta que aumenta em 7.343 o número de vereadores espalhados pelo Brasil. Uma conta desnecessária que será espetada no bolso do contribuinte. Um acinte. Uma vergonha.

Luzes da ribalta

Quem está exultante com a decisão do prefeito Eduardo Paes de retomar as obras da Cidade da Música é o cantor amador Roberto Jefferson. O ex-deputado, de 55 anos, nunca escondeu o desejo de soltar a voz naquele complexo musical, onde espera que baixe nele o espírito do seu ídolo Luciano Pavarotti.

Voando para a Copa-2010

Para atender à demanda da Copa, a South African vai ampliar as frequências na rota São Paulo-Johanesburgo de sete para 11 voos semanais. A TAM deve reforçar a rota com operações charter que devem partir tanto de São Paulo quanto do Rio. O reforço da South African deve começar em 2 de junho de 2010.

Engenharia

Organizado pelo presidente da Cedae, Wagner Victer, e o advogado Ary Bergher, um coquetel/jantar homenageia, nesta terça-feira, o engenheiro Francis Bogossian pela eleição à presidência do Clube de Engenharia do Rio, que, em 2010, completa 130 anos. É o primeiro passo para atingir uma das metas pretendidas pelo homenageado: resgatar o prestígio institucional da mais antiga sociedade de engenheiros da América Latina.

SAÚDE. Homens e mulheres cujas coxas têm circunferência superior a 60cm têm menor risco de desenvolver doenças cardíacas, aponta estudo do Hospital da Universidade de Copenhague, na Dinamarca.

ENTRADA FRANCA. Nesta quinta-feira, às 15h, o cardiologista Eduardo Tassi falará sobre "Prevenção Cardiovascular", na unidade do Lâmina, na Voluntários da Pátria.

Nenhum comentário: