domingo, agosto 09, 2009

TOSTÃO

Sentimento de culpa já era

JORNAL DO BRASIL - 09/08/09

Nesta semana, Clóvis Rossi lembrou de duas imagens deprimentes da política brasileira. Na primeira, Lula abraça Fernando Collor, que, anos atrás, pagou a uma mulher para dizer, na televisão, que Lula, seu adversário, quis abortar a filha que tiveram. Na se gunda, Collor, que faz parte hoje da tropa de choque de Sarney, é o mesmo que chamou até de ladrão o presidente do Senado.

Esse e tantos outros fatos la men táveis, de gravidades variáveis, acontecem em toda sociedade, e também no futebol. Pelé já criticou e abraçou, afetuosamente, Ricardo Teixeira várias vezes.

As opiniões mudam com frequência. Ricardo Teixeira disse que não haveria dinheiro público para construção de estádios para a Copa de 2014. Agora, acha isso inevitável. Vão dizer que financiamento do BNDES não é dinheiro público. Como não é? Já imaginou o que vai ocorrer perto da Copa, com obras atrasadas? Por causa da repercussão negativa, o governo, via BNDES, quer agora diminuir os custos dos estádios. Pelo menos, isso.

A coerência é uma difícil e rara qualidade. Além disso, muitas pessoas são cobradas pelo que fizeram e disseram 30, 40 anos atrás. Mui tas vezes, é difícil separar a mudança de opinião, que pode ser uma virtude, uma evolução, da mudança por outros interesses, às vezes, indecorosos.

Sei que não é fácil ser um observador neutro. Quando analisamos um fato, com frequência, mesmo sem perceber, utilizamos de pré-conceitos e, às vezes, de preconceitos que nem imaginamos ter.

O ser humano vive dividido en tre o desejo e a ética. Uma disputa esportiva, por carregar muita emoção e uma obsessiva busca pela glória e pelo dinheiro, não é um bom lugar para se ver condutas educadas e éticas. Se não houvesse fiscalização e punição, haveria muito mais coisas graves, antiéticas e ilegais, como o doping no atletismo brasileiro.

Freud dizia que o ser humano é muito mais imoral que se imagina, pois deseja, mesmo se não fizer, muitas coisas perversas, e muito mais moral que se pensa, por ter mui tos sentimentos de culpa. Isso mudou. O sentimento de culpa está fora de moda.

Choque de gerações

Fernandão disse que um dos motivos de ele ter ido para o Goiás, e não para o Inter, um clube de mais prestígio, foi não ter sido bem tratado pelo time gaúcho, clube em que teve ótima convivência e longa e brilhante passagem. O jovem Fernandão queria ter uma conversa afetuosa com os dirigentes. Esses pediram que ele mandasse uma proposta por e-mail. Fernan dão não gostou. Os dirigentes es tranharam. Foi um choque invertido de gerações.

A moda agora é se comunicar por e-mails, blogs e twitters. Se gundo José Saramago, que possui um blog, o twitter, com poucas palavras, é mais uma evidência de que o ser humano caminha para o grunhido.

Coerência

Para tentar ser coerente, em vez de escrever na coluna anterior que Muricy se diferencia dos outros técnicos por fazer bem o óbvio, o essencial, deveria ter escrito que ele se diferencia de outros treinadores. Ele não é o melhor de todos. É um dos melhores.

Nenhum comentário: