terça-feira, agosto 25, 2009

TODA MÍDIA

China, Brasil & EUA

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/08/09

O editor da "Far Eastern Economic Review", de Hong Kong, escreveu no "Wall Street Journal" sobre "o jogo chinês na América Latina", com foto de Lula e Hu Jintao. Hugo Restall avalia que "os grandes investimentos da China no "quintal" são desafio aos EUA", mas também oportunidade. "É a arena mais importante dos financiamentos chineses, para aumentar sua influência em recursos naturais", mas haveria motivos para manter a calma, por exemplo, "o interesse é pragmático, não ideológico". Sublinha o efeito da importação da China na indústria têxtil do Brasil e sugere aos EUA "jogar os dois lados um contra o outro, pois sua economia é complementar a ambas".

Por outro lado, no "China Daily", o chanceler Yang Jiechi deu entrevista pelos 60 anos da revolução e ressaltou o "fortalecimento da cooperação com potências emergentes como Brasil e Índia". Diz que "preservar a unidade com os países em desenvolvimento é a pedra fundamental da diplomacia da China".

BRASIL & NIGÉRIA

O site ISN Security Watch postou análise sobre a "Promessa de paz do Brasil à Nigéria", com a oferta de tecnologia agrícola e de biocombustíveis -que o texto contrapõe à "trilha de violência e opressão", por focar o Norte, em conflito. Projeto semelhante no Sul, da Petrobras, teria garantido paz na área.

RIO VS. BRASIL?

Como "twits" e blogs de Brasília postaram desde logo, Dilma Rousseff e José Serra não foram ao encontro econômico de "O Globo". Presentes, Sérgio Cabral e Aécio Neves, no destaque do G1, "discordam sobre o pré-sal". Cabral quer manter os royalties. Para Aécio, "o Brasil também tem que ser beneficiado". ARGENTINA E A DEFESA infobae.com

Jobim "conversa antes" O ministro Nelson Jobim foi à TV argentina "detalhar o plano estratégico do Brasil para defender as reservas de petróleo submarinas e a Amazônia". Sobre esta, "queremos deixar claro que a visão é de proteção da Amazônia pelos brasileiros, em favor do mundo". Nos relatos locais, destaque à cobrança dos EUA pelo Brasil, para que decisões como as bases na Colômbia sejam "conversadas antes", neste "continente sensível".

ÀS ARMAS

No espanhol "El País", "falta mais de um ano para a luta renhida entre o PT de Lula e o governador do poderoso Estado de São Paulo, José Serra, mas não há um minuto a perder", na campanha que "já começou". A longa reportagem de Francho Barón viaja até Maracanaú, no Ceará, para retratar "uma das maiores armas, o reconhecido Bolsa Família".

Nenhum comentário: