sábado, agosto 08, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA
Panorama

Holofote


Felipe Patury

O cenário paulista

Folha Imagem


Uma pesquisa confirma o favoritismo do tucano Geraldo Alckmin em uma eventual campanha para governador de São Paulo em 2010. O levantamento feito pelo instituto Opinião, ligado ao PSDB, atribui a Alckmin de 53% a 63% das intenções de voto. A variação ocorre quando se muda a lista de candidatos. Depois de Alckmin, quem aparece melhor é o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, com 45% em alguns dos trinta cenários analisados. O socialista Ciro Gomes só chega à liderança quando não é confrontado com Alckmin ou Kassab. As pontuações máximas dos petistas Marta Suplicy e Antonio Palocci são de 33% e 12%, respectivamente. O estudo ainda aferiu as preferências dos paulistas para presidente. O governador paulista, José Serra, tem 55% das intenções de voto, Ciro Gomes, 16% e a petista Dilma Rousseff, 12%.

O dedo do PT

Claudio Cunha

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, atribui ao petista Fernando Pimentel uma manobra que prejudica sua candidatura ao governo de Minas Gerais. A amigos, ele disse que foi Pimentel quem urdiu a candidatura do deputado estadual Adalclever Lopes à chefia do PMDB mineiro. Patrocinado pelo ex-governador Newton Cardoso, Lopes é considerado um risco para as ambições de Costa. Para anular o golpe dos adversários, Costa decidiu entrar também na disputa pela direção do PMDB de Minas Gerais.

O mentor de Carvalho

Beto Barata/AE


Habitualmente reservado, o chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, passou a expor um pouco da sua intimidade. Agora, ele distribui aos amigos um DVD sobre a vida de seu guia espiritual, o padre Alfredinho. Suíço, Alfredinho levou, no Brasil, uma vida de missionário mendicante. Morou em zonas de prostituição, nas ruas e em favelas. Sua influência sobre o futuro confidente de Lula foi tal que Carvalho, então seminarista, chegou a se mudar para uma favela em Curitiba para morar com Alfredinho. Lá, participou da fundação do PT paranaense.

Rebelião no DEM

José Cruz/ABR


Nove dos catorze senadores do DEM se comprometeram, dez dias atrás, a eleger o goiano Demóstenes Torres para a liderança do partido em 2010. A decisão frustra os planos do atual líder, José Agripino Maia (RN), que está há oito anos no cargo e tinha a bênção da cúpula do partido para fazer do baiano ACM Júnior o seu sucessor.

Na cartolagem, pela lateral

Gustavo Scatena


O lateral Roberto Carlos, jogador do clube turco Fenerbahçe, se associou ao meia Juninho Paulista para comprar o Ituano, clube paulista que disputa a quarta divisão do Campeonato Brasileiro. Os neocartolas não puseram um real no negócio. Entraram apenas com a obrigação de manter as contas em dia por cinco anos. A dupla pretende contratar cinco jogadores para o próximo Campeonato Paulista da primeira divisão, construir um estádio e um centro de treinamento. O dinheiro para esses investimentos será captado junto a empresas turcas e árabes.

Mais uma coincidência aérea no Ceará

Jarbas Oliveira

Em maio, o Ceará concluiu uma licitação para alugar um helicóptero para o governador Cid Gomes, do PSB. As características do edital levaram o estado a selecionar um EC-130, um dos mais silenciosos do mercado. Coincidência: o único aparelho disponível desse tipo no Ceará pertence à Terral Taxi Aéreo, de Dilson Araújo, irmão do empresário de quem Cid alugou um jatinho para levar sua família em uma viagem ao Caribe e outra pela Europa, no ano passado. O governador poderá voar no helicóptero por 1 000 horas durante um ano inteiro. A Terral fechou esse contratão sem dar nenhum desconto: o Ceará pagará por hora do helicóptero o mesmo que quem aluga o aparelho no balcão da empresa.

Nenhum comentário: