terça-feira, agosto 11, 2009

BRASÍLIA - DF

Chimangos e maragatos


Correio Braziliense - 11/08/2009



A velha disputa entre chimangos (republicanos) e maragatos (federalistas), que foram às armas na Revolução de 1923, deixou raízes na política gaúcha. A um ano das eleições, o estado registra a disputa mais radicalizada do país. A tucana Yeda Crusius realizava uma administração bem avaliada, mas um escândalo no Detran lançou seu governo num parafuso sem fim. Ontem, foram divulgadas na internet as 1.200 páginas do processo de improbidade administrativa que pede o afastamento da governadora e mais oito pessoas por suspeita de desvio de R$ 44 milhões. Um dos acusados é seu ex-marido.

» » O documento contém informações que estavam em sigilo de Justiça, como dados bancários e fiscais, além do conteúdo de interceptações telefônicas. A governadora acusa o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), de manipular as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público com o propósito de atingi-la. Na última sexta-feira, a juíza Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara da Justiça Federal em Santa Maria, havia negado pedido para tornar pública a íntegra da ação, mas o documento vazou. Ontem, ela rejeitou o afastamento da governadora gaúcha.

Segredos // Depoimento do secretário interino da Receita Federal, Otácilio Cartaxo, à CPI da Petrobras, deve se ater às informações já prestadas por sua antecessora, Lina Maria Vieira, em resposta a um requerimento da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A oposição está doida para convocar Lina, mas tentará arrancar informações de Cartaxo numa sessão reservada.

Palanque



Tarso Genro (foto) é candidato escancarado ao governo gaúcho. Com a denúncia, o PMDB deve retirar o apoio a Yeda na Assembleia Legislativa. A desestabilização do governo tucano abre caminho para a volta do PT ao Palácio Piratini e cria um palanque robusto para Dilma Rousseff, mesmo sem o apoio do PMDB. A crise gaúcha também enfraquece o discurso ético do PSDB na sucessão de Lula.


Desespero



Yeda ameaça responsabilizar o PMDB por irregularidades no órgão. Mira no ex-governador Germano Rigotto (PMDB), que simpatiza com a candidatura de Tarso Genro. Isso, porém, fragiliza seu principal aliado na legenda, o deputado Eliseu Padilha (PMDB), que ainda defende o apoio ao seu governo. Quem mais perde com o agravamento da crise é o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (foto), favorito nas pesquisas para o governo. Está sendo arrastado para a crise como aquele gaiato que subiu no tombadilho do navio sem saber a direção.

Gira

As mulheres do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), e do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), tomaram as dores dos respectivos maridos, que romperem a aliança PT-PMDB no estado. A primeira-dama, Fátima Mendonça, foi à imprensa engrossar o coro contra o PMDB. A mulher de Geddel, Alessandra Vieira Lima, retrucou as críticas no mesmo tom e atacou o PT de Wagner.

Pauta


Tramitam no Congresso 19 mil matérias, das quais 4.500 são acompanhadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Desse total,
119 projetos integram a agenda legislativa da indústria e são monitorados permanentemente por lobistas.

Ausência


O deputado João Maia (PR-RN) perdeu ontem o almoço com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na casa da governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria (PSB). Estava na comitiva do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, mas o voo que os levava para Natal atrasou. Irmão de Agaciel, o ex-diretor-geral do Senado, Maia é candidato a governador.

Embaralhou


A oposição fluminense está desnorteada com o convite do PV à senadora Marina Silva (PT-AC) para ser sua candidata à Presidência da República em 2010. PSDB, DEM e PPS tentam convencer o deputado Fernando Gabeira (PV) a disputar o Palácio da Guanabara para dar palanque ao candidato tucano ao Planalto. Se Marina for o nome do PV, Gabeira armará o palanque para a correligionária.

Lobby/ A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove hoje e amanhã, em Brasília, um seminário sobre a legalização do lobby. Participam o subchefe de Análise e Acompanhamento de Políticas Públicas Governamentais da Casa Civil, Luiz Alberto dos Santos; os deputados Carlos Zarattini (PT-SP), autor de um dos projetos, e Bruno Araújo (PSDB-PE), relator de outro projeto; o diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Queiroz; e o diretor de Assuntos Corporativos da Ambev, Milton Seligman.

Telhado/ O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, adiou a entrega do relatório final do Projeto FX/2, com análise de aspectos técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial/industrial e de transferência de tecnologia para a compra de 36 caças pela Força Aérea Brasileira, por não menos de R$ 4 bilhões. Americanos e suecos comemoram: temiam que a compra do caça francês Rafale fosse anunciada por ocasião da visita do presidente Nicolas Sarkozy, em 7 de setembro.

Zelaya/ A Via Campesina resolveu convocar uma manifestação contra o golpe em Honduras para hoje, às 17h, na Cinelândia, palco de nove entre 10 manifestações de protesto no Rio de Janeiro. Endossam a convocação o MST, a Casa da América Latina, a Rede Contra Violência, o PCB e o PSol, dentre outras organizações de ultra-esquerda.

Nenhum comentário: