sábado, julho 25, 2009

RUY CASTRO

Tiro nos biógrafos

FOLHA DE SÃO PAULO - 25/07/09

RIO DE JANEIRO - Nesta semana, o presidente Lula disparou um projétil endereçado ao Ministério Público, à imprensa e a quem coubesse a carapuça, advertindo que, numa investigação, se pensasse "não apenas na biografia de quem está fazendo a investigação, mas, da mesma forma, na biografia de quem está sendo investigado".
Sob a frase, dita em português do planeta Bizarro, esconde-se uma ameaça aos investigadores e/ou biógrafos: cuidado com o tratamento aos ex-presidentes. Nominalmente, José Sarney -mas Lula poderia estar se referindo também a seu novo aliado Fernando Collor ou a seu subitamente cordial adversário FHC. Ou a si próprio, quando se despir dos paramentos daqui a um ano e meio.
Ele tem razão para se preocupar. Acertou ao comparar uma biografia a uma investigação. Há quem a chame, com impropriedade, de "pesquisa" -o que se aplica mais à fase do mergulho em documentos, recortes e material já impresso. Mas, se uma biografia fosse só isso, o biógrafo seria apenas um enviado especial ao arquivo.
A palavra correta é mesmo investigação -a localização de fontes vivas e primárias, as centenas de entrevistas e o escarafunchar pessoal dos cenários, inclusive o dos crimes. Um biógrafo digno do nome gasta a sola do sapato que nem um detetive. E, em certas biografias, o criminoso pode não ser o mordomo, mas o próprio biografado.
De Getúlio e JK para cá, nossos ex-presidentes têm sido poupados em biografias. A maioria só mereceu obras gerais sobre seus períodos de governo, algumas excepcionais, mas não biografias que os esmiuçassem como homens privados e públicos. Quem sabe como era, digamos, o homem Garrastazu Médici por trás do frio ditador? E quando saberemos quem foi o verdadeiro presidente Lula por trás do pitoresco e folclórico cidadão?

Nenhum comentário: