quarta-feira, julho 08, 2009

ARI CUNHA

Alencar na Rússia


Correio Braziliense - 08/07/2009

Na última semana deste mês, o vice-presidente José Alencar viajará para a Rússia, como chefe da Missão Brasileira de Alto Nível. O encontro será com Vladimir Putin, o homem forte daquele país. O representante do governo brasileiro será acompanhado por equipe de empresários, que vai afinar a conversa. A Rússia é grande importadora de carne do Brasil e suspendeu as compras por causa de criadores que destruíram a mata amazônica.

Da conversa poderão sair bons entendimentos. Outros empresários vão negociar seus produtos em troca do que a Rússia poderá oferecer. Haverá encontro com o presidente Dimitri Medvedev, cujo nome se traduz como urso. Para quem visita a Rússia, contato com urso é novidade.

A frase que não foi pronunciada


“No Senado, ninguém vive sozinho.”
Palavra de experiente pioneiro da casa, indicando que seus pares devem olhar para todos os lados, inclusive para seu interior.


Amazônia
A reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Tecnologia vai acontecer este ano em Manaus e o tema será: Amazônia, ciência e cultura. O diretor do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), Roberto Germano Costa, diz que “essa é uma grande oportunidade de degustar produtos típicos do semiárido brasileiro e adquirir artesanatos feitos à base de licuri, livros e outras atrações”.

Automóveis
Com a facilidade de se comprar automóveis novos, Brasília está no sufoco. Este ano foram vendidos 290 mil veículos. Desde que começou a promoção foram postos nas estradas mais de 300 mil carros. Faltam ruas para tanto movimento. Nos horários de pico, as avenidas do DF, até mesmo as de oito pistas em cada direção, estão lotadas. Isso porque os motoristas não fazem ziguezague, a não ser os irresponsáveis.

Fica em casa!
O Brasil está surpreso com a volatilização do presidente Lula da Silva. Desembarca de uma viagem, inicia outra. Os casos são resolvidos dia a dia, conforme o aparecimento repentino. Não há planejamento, a não ser o desejo da presença de países em desenvolvimento como membros do Conselho de Segurança da ONU. Parece anúncio da loteria: “Insista, não desista”.

Tranquilidade
“Juiz não responde a ataque”, disse em outras eras o ministro Ari Franco, à indisciplina do governador Carlos Lacerda e à fanfarronice do deputado Amaral Neto. Posição perfeita para juiz ciente de suas obrigações.

Eletrônica
Destaque para a Imprensa Oficial, com o êxito das atividades. A primeira região volta ao DIN, para que publique por meios eletrônicos os atos judiciais do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Minas Gerais. Por seu lado, tem a sua função resgatada pelo Ministério Público, ao determinar que os atos oficiais do Senado tenham publicação no Diário Oficial da União, para que ali não haja atos secretos.

Enxugamento
Depois de promulgada, a Constituição brasileira recebeu 90 artigos, 312 parágrafos, 309 incisos e 90 alíneas. Nos dias atuais, 1.119 propostas tramitam na Câmara, sem falar em 1.344 propostas já arquivadas desde 1988.

Há tempo
Valerá até setembro a redução do IPI dos automóveis vendidos no país. O imposto voltará a subir a partir de outubro e os preços retornarão aos patamares antigos, mais altos. A volta será controlada para que compradores não sintam a diferença dos preços cobrados.

Mercosul
Senador Augusto Botelho, do PT de Roraima, é de opinião que a Venezuela entre para o Mercosul. Há impedimentos legais, porém o presidente Hugo Chávez insiste em participar do bloco, mesmo contra a vontade de alguns. Depois de entrar, vai ser difícil convencer Chávez de que seu governo não é eleito. Aí, então, ele, que é violento, fará verdadeiro banzeiro na reunião dos países.

Medicina
Médicos cubanos estão se mudando para a Venezuela. Outros países sul-americanos estão protestando, pela falta do registro profissional. Há a previsão de que a Venezuela ficará igual a Cuba, onde um médico recebe US$ 30 por mês. Poucos sabem que têm de graça residência, automóvel abastecido e abastecimento doméstico.

Cotação
Mesmo contando com opiniões contrárias, a popularidade do presidente Lula da Silva chega a 70% no Nordeste. Em São Paulo, sua penetração está crescendo. Nem todo brasileiro entende a popularidade do presidente. É que ele não contraria ninguém. Só fala a favor. Passa a mão na cabeça dos deputados petistas que foram punidos. Está tudo quase normal.

História de Brasília

Nós havíamos dito que o Senado não iria tomar uma atitude pouco recomendável moralmente, negando-se à aprovação da indicação do sr. Paulo de Tarso para a Prefeitura de Brasília. De fato, aconteceu isso e, graças à democracia, um único senador teve o direito de dar um voto contra 34 dos companheiros. (Publicado em 3/2/1961)

Nenhum comentário: