sexta-feira, junho 05, 2009

PANORAMA POLÍTICO

Múcio no TCU

Ilimar Franco
O Globo - 05/06/2009

O presidente Lula vai indicar o nome do ministro José Múcio (Relações Institucionais) para o Tribunal de Contas da União. Ele vai substituir Marcos Vilaça, que se aposenta este mês. O governo concluiu que precisa da secretária-executiva Erenice Guerra na Casa Civil e que seu nome teria dificuldades de passar no Senado. Entre a indicação e a aprovação de Múcio no Congresso, Lula terá tempo para escolher um novo coordenador político.

Para aecistas, pesquisa não é critério

O governador José Serra (SP) continua liderando as pesquisas, e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) superou o governador Aécio Neves (MG) na corrida para a Presidência. Mas o tucano mineiro insiste nas prévias e está em campo para que sua candidatura seja conhecida. Um de seus aliados, o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB- MG) diz que a prévia é melhor que a pesquisa: "Se valesse o critério da pesquisa, o Gilberto Kassab (DEM) não seria prefeito de São Paulo e a turma do Serra teria apoiado a candidatura do Geraldo Alckmin (PSDB)". Os aliados de Aécio dizem que seu nome representa a renovação e é o que mais agrega.

Em 1974, ninguém queria enfrentar o Carvalho Pinto. O Quércia foi lá e ganhou a eleição para o Senado" - José Anibal, líder do PSDB (SP), dizendo que o favoritismo não transforma uma candidatura em imbatível

DESGASTE. Ironia do destino. O instituto das Comissões Parlamentares de Inquérito está tão desgastado que até o painel sobre o tema, no chamado Túnel do Tempo do Senado, está em manutenção porque está quase caindo. Enquanto isso, a instalação da CPI da Petrobras está emperrada, a das ONGs não consegue decolar e a última concluída, a dos Cartões Corporativos, foi um verdadeiro fiasco.

Novo endereço

A Confederação Nacional da Indústria, criada em 1938, desativou suas instalações no Rio de Janeiro. A CNI vai abrir um novo escritório em São Paulo. A sede da entidade já tinha sido transferida para Brasília com a mudança da capital.

CPI do Canecão

Na tribuna, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) citou como exemplo de mau uso dos recursos da Petrobras os patrocínios à "boate" Canecão. O tucano denuncia que a mais tradicional casa de espetáculos do Rio recebeu R$22,5 milhões.

Segurança no Santos Dumont

O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) vai notificar em cartório a presidente da Anac, Solange Vieira, e o presidente da Infraero, Cleonilson Nicácio, para que eles informem que providências estão sendo tomadas para garantir a segurança da pista do aeroporto Santos Dumont. Segundo o Sindicato dos Aeronautas, a pista principal está com sua camada porosa de asfalto vencida desde dezembro de 2007.

Brizola Neto: "Com a direita, não"

O líder do PDT na Câmara, Brizola Neto (RJ), não gostou da declaração simpática ao governador Aécio Neves feita pelo ministro Carlos Lupi (Trabalho). Diz que elas devem ser vistas como uma gentileza. Afirma que em seu partido não há alinhamento automático, mas que uma aliança com o PSDB em 2010 está descartada. Ele explica: "Não vamos fazer aliança com a direita. A privatização e as reformas trabalhista e da Previdência tornaram o PSDB muito pesado".

DESAPROPRIAÇÕES. O governo vai deixar por último a divulgação do trajeto do trem-bala que vai ligar o Rio a São Paulo para evitar a especulação imobiliária.

RÉU no processo do mensalão, o ex-deputado Professor Luizinho (PT) não é atendido por uma banca famosa de advocacia, como seus companheiros, mas por um defensor público.

EM SEU BLOG, o presidente do PTB, Roberto Jefferson, diz que, a exemplo do ministro Carlos Lupi (PDT), "nós (PTB) também aguardamos a movimentação de Aécio Neves".

Nenhum comentário: