segunda-feira, junho 08, 2009

PAINEL DA FOLHA

Limite ao contrabando

RENATA LO PRETE

FOLHA DE SÃO PAULO - 08/06/09

Depois de reinterpretar a Constituição para impedir que a pauta da Câmara seja completamente travada pelas medidas provisórias, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) estuda um meio de restringir os "contrabandos" nos textos, truque usado à exaustão pelo Executivo e pelo próprio Congresso. Busca-se brecha jurídica que limite os enxertos a temas de alguma maneira relacionados ao objeto central da MP.
Na terça-feira passada, durante a votação da 460, Temer chegou a se dizer "embaraçado". Originalmente editada para reduzir tributos de construtoras do programa "Minha Casa, Minha Vida", a MP incluiu, em seu texto final, até a criação de 284 cargos na Susep (Superintendência de Seguros Privados).



Pós-Lula. O Planalto estuda enviar ao Congresso projetos de lei que garantam a continuidade de programas sociais como o Bolsa Família e o Prouni, independentemente de quem for o vencedor da eleição presidencial de 2010.

Padrão. A possibilidade de veto de Lula a artigos da MP 458, editada para regularizar terras griladas na Amazônia, estabeleceu uma divisão curiosa que vem se repetindo no Senado: de um lado, PT e PSDB (a favor dos vetos); de outro, DEM e PMDB.

Fantasma. Na CPI que não começa nunca, o PSDB pretende martelar o bordão de que a Petrobras não pode ser transformada numa "nova PDVSA", referência ao controle que o governo de Hugo Chávez exerce sobre a estatal.

Cosme... Valendo-se da proximidade com Renan Calheiros (PMDB-AL), Aldo Rebelo (PC do B-SP) tem ajudado a costurar o nome do correligionário Inácio Arruda (CE) para um dos postos de comando da CPI da Petrobras. A ANP é o objeto da preocupação dos comunistas do Brasil.

...e Damião. Graças à antiga amizade Renan-Aldo, Arruda atuou contra a cassação do peemedebista em 2007.

Força-tarefa. Há no PT quem sonhe com uma cédula em São Paulo que tenha um candidato do partido, Ciro Gomes (PSB) e outro aliado, como o prefeito de Campinas, Doutor Hélio (PDT). Tudo para tentar forçar segundo turno contra o nome do PSDB.

Nem pensar. Em resposta, o PSB avisa que a candidatura de Ciro a governador só existirá se apoiada pelo PT desde o início, para que ele tenha estrutura partidária e tempo de TV competitivo.

Help. Tão logo encerrado o encontro que o lançou candidato à presidência do PT pela maior corrente do partido, a "Construindo um Novo Brasil", José Eduardo Dutra telefonou para o governador de Sergipe, Marcelo Déda. Pediu ajuda para se aproximar da "Mensagem", a ala comandada pelo ministro Tarso Genro.

Na vitrine. O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB), vai se licenciar logo no início de 2010 para que seu vice, Leonel Pavan (PSDB), assuma e tenha um tempo maior de exposição. Se o tucano decolar nas pesquisas, deve ser candidato com o apoio do PMDB e do DEM. Do contrário, os três partidos buscarão alternativa.

Mundo ideal. O PSDB gostaria que Yeda Crusius anunciasse o quanto antes a decisão de abdicar da reeleição, fazendo apelo pela governabilidade. Isso permitiria ao partido se aproximar de José Fogaça (PMDB), segundo colocado no Datafolha e ameaça real a uma vitória do PT no Rio Grande do Sul. Norte a Sul. Os tucanos acham que terão bons palanques com Beto Richa no Paraná, Marconi Perillo em Goiás e Simão Jatene no Pará. Os maiores problemas, hoje, seriam a fragilidade no Ceará e os desentendimentos com o DEM na Bahia. Fui.O ex-deputado e várias vezes candidato a governador Moroni Torgan avisou à cúpula do DEM que está fora do páreo em 2010. Vai se mudar para Portugal, onde presidirá a igreja Mormon. Tucanos e "demos" seguem à procura de candidato competitivo no Ceará. O governador Cid Gomes (PSB) estará com Dilma.

Com VERA MAGALHÃES e LETÍCIA SANDER

Tiroteio

"Se na oposição Kátia Abreu já tenta aparelhar, imagine como seria se estivesse no poder."


Do deputado FERNANDO FERRO (PT-PE), sobre o apoio da senadora do DEM-TO a Pedro Arraes Pereira, primo do governador Eduardo Campos (PSB-PE) cotado para presidir a Embrapa; os petistas são contra.

Contraponto

Day spa Com pendências a resolver, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, telefonou dias atrás para o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli. Só conseguiu encontrá-lo depois de várias horas e seguidas tentativas.
-Por onde você andou?- indagou Mantega entre curioso e impaciente.
Gabrielli estava na cadeira do dentista, o que para muitos significa sofrimento, mas para quem anda perseguido pelos senadores da oposição pode ser um refúgio:
-Estou aqui fazendo um relaxamento...

Nenhum comentário: