domingo, junho 28, 2009

INFORME JB

Lula só defende mesmo o Sarney

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 28/06/09

Luiz Inácio Lula da Silva, quando candidato do PT à Presidência, queria exorcizar o então presidente José Sarney. Agora, beija sua mão. Mas não faz isso com os petistas. Na sexta, 19, ao lançar em Alta Floresta (MT) o mutirão Arco Verde, deixou ao relento a senadora Serys Slhessarenko. Lula aprontava-se para o comício e topou com o governador: "Blairo, quem vai falar no palanque?". Maggi olhou para o deputado estadual José Riva: "Quem vai?". E ouviu: "Falem os federais e a senadora Serys...". E Lula: "Ôh Riva, fala você, que tem voto no povão! Deixa a senadora pro Senado". Riva é do PP; Serys, do PT. Ambos de Mato Grosso. O PP teve origem na Arena, que apoiava os militares. O PT foi criado por Lula, pró-povão. Petistas históricos reclamam. Lula tem conseguido algo inédito na brilhante carreira política: dissociar-se do partido que fundou, e, pelo poder, deixar o PT nas mãos dos rivais.

Micos Preço x imposto

Se o presidente Lula reclama de problemas com licenças ambientais por obras, como as do PAC, agora tem um assunto pertinho do gabinete como pretexto: os micos que foram desalojados de um bosque para as obras de uma via entre o TCU e a Câmara. Os animais devem ir para o zoo.

O líder do DEM, deputado Ronaldo Caiado (GO), apresentou um projeto que propõe discriminar em todas as notas fiscais do país o valor do produto e o da tributação, dissociados. Isso, para conscientizar o consumidor da importância da reforma tributária.

Reforma

A PEC da minirreforma eleitoral, com pacote de sugestões – mais paliativas – para o próximo pleito vai a votação terça-feira na Câmara.

Promessa oficial

O líder da minoria, deputado Otávio Leite, conseguiu incluir emenda que obriga o candidato a cargo majoritário a declarar o plano de governo antes do pleito.

Janela indiscreta

O presidente da Câmara, Michel Temer, diz que a janela para fidelidade partidária é tema para outra PEC. Só para ela.

Moqueca...

O prefeito de Vitória, o petista João Cozer, anunciou apoio ao vice-governador Ferraço (PMDB), que tenta a vaga do governador Paulo Hartung – este disputará o Senado. Cozer fez, assim, o PSB começar namoro com o PSDB.

... estadual

O senador Renato Casagrande (PSB), que tem mandato até 2015, deve concorrer ao governo – ainda busca apoio de Hartung. E, se não houver, nessa parceria PSB-PSDB pode apoiar o tucano Luiz Paulo Velloso para o Senado.

Haja cachaça

A crise no Senado tem um lado curioso – para não dizer bom. Voltou a ser muito pedida nos balcões de beira de estrada, país adentro, a dose da Cachaça Senador (foto). E o preço ficou salgado. A garrafa de 960 ml passou de R$ 20 para R$ 31

Cinquentenário

Outra curiosidade: a cachaça é fabricada há 50 anos – o que José Sarney tem de carreira política.

Chico vive

Um dos roteiros turísticos que serão lançados no Salão do Turismo em São Paulo é Caminhos Chico Mendes, entre Xapuri e Rio Branco, no Acre. A rota lhe permitirá conhecer o dia a dia de um seringal da primeira metade e do século 20.

Diploma

Os deputados Miro Teixeira (PDT-RJ) e Paulo Pimenta (PT-RS) discutem formas de incluir a obrigatoriedade do diploma de jornalistas via PEC.

Nenhum comentário: