quarta-feira, maio 27, 2009

PANORAMA POLÍTICO

O peso de Lula

Ilimar Franco
O Globo - 27/05/2009
 

O DEM fez pesquisa para avaliar a influência do presidente Lula em 2010. O cientista político Antonio Lavareda, analisando os dados coletados no Rio Grande do Norte, diz que não haverá alinhamento entre as eleições estadual e presidencial. Seu relatório reproduz depoimento síntese de um dos ouvidos: "Para presidente vou votar na candidata dele (Lula), nesta Dilma Ussefe (Rousseff), mas para governador vou votar na Rosalba (Ciarlini), mesmo que ele apoie outra pessoa". 

A lógica do voto nacional e do estadual 

A pesquisa do Ipespe foi encomendada a pedido do líder no Senado, José Agripino (RN). O relatório de Lavareda diz: 1. "É evidente a aprovação do governo do presidente Lula"; 2. "(Lula) será uma das forças relevantes, que pode interferir na sucessão estadual"; 3. "O peso da avaliação do candidato (ao governo local), propriamente dito, se sobressai ao apoio do presidente"; 4. "O apoio de Lula na eleição para presidente terá repercussão muito maior do que para governador". A avaliação qualitativa foi feita porque a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) tem 48% das intenções de voto para governador, em pesquisa Vox Populi. 

Não são boas as relações do (Aloizio) Mercadante com a Petrobras, o Planalto e a base aliada" - Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado (AL), sobre o veto à nomeação do petista para presidir a CPI da Petrobras 

COROA, CETRO E CARABINA. Natália Bichuete, miss Tocantins, vai deixar de lado os ritos do posto para atuar como garota-propaganda hoje no Congresso, da campanha do Ministério da Justiça pelo recadastramento de armas. A jovem pratica caça esportiva desde criança e usa uma carabina. Até o fim de 2008, apenas 400 mil armas foram registradas.Estima-se que 14 milhões de armas ainda não foram cadastradas. 

Nova crise? 

Os tucanos aderiram ao voto em lista. O deputado Arnaldo Madeira (PSDB-SP) critica: "No seu programa, o PSDB defende o voto distrital. A bancada decidiu pela lista no dia da implosão da reforma política. Falta senso de oportunidade". 

Previdência: acordo Brasil-Japão 

O governo brasileiro está para fechar acordo com o Japão para garantir aos 317 mil brasileiros decasséguis que vivem lá o direito de se inscrever no sistema previdenciário japonês. Assim, quando retornarem ao Brasil, estes trabalhadores poderão somar o tempo de contribuição no Japão para efeitos de aposentadoria no Brasil. É um acordo recíproco. O Brasil já assinou dez tratados dessa natureza, e negocia outros 11. 

Sobre Chimbinha e Delúbio 

Na reunião da bancada dos Democratas, ontem, o líder Ronaldo Caiado (GO) revelou preocupação com a falta de quadros no partido e de bons nomes para concorrer para a Câmara em 2010. Citou como exemplo a possível candidatura de Chimbinha, líder da banda Calypso, à Câmara, pelo Pará. Disse que o quadro em Goiás, sua base eleitoral, é o mesmo. Foi provocado por ACM Neto (BA): "Convida o Delúbio", o ex-petista em busca de legenda. 

O PMDB decidiu apoiar a emenda do deputado José Genoino (PT-SP) que convoca uma revisão constitucional, em 2011, para fazer a reforma política. 

SENADORES do Piauí protestam. O governo estadual investiu R$1 milhão no patrocínio do filme "Os sonhos de um sonhador" (sobre o cantor Frank Aguiar). Querem mais verba para as enchentes. 

O GOVERNADOR Marcelo Déda (SE) reduziu o ICMS da indústria têxtil de 5% para 3,5% nos próximos 12 meses. Em troca, os empresários vão manter o nível de emprego pelos próximos seis meses. 

Mistério desfeito 

A Petrobras é quem está criando dificuldades para que a PDVSA seja sócia na refinaria Abreu e Lima (PE). Quer comprar petróleo a preço subsidiado da Venezuela. A empresa brasileira já fez isso na Bolívia com o gás. Deu no que deu.

Nenhum comentário: