segunda-feira, maio 25, 2009

INFORME JB

Anastasia e Costa, os mineirinhos

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 25/05/09

O velho ditado que enobrece a peculiaridade de negociação dos mineiros não sucumbiu diante das variadas maneiras de se fazer política hoje. Aos fatos: a sucessão do governador Aécio Neves corre solta. Pelo PT, Fernando Pimentel e Patrus Ananias se articulam em várias regiões, cada um por si, já revelou o Informe. Quem sai da sombra do poder e ganha notoriedade, aos poucos, é o vice-governador Antonio Anastasia, o preferido de Aécio. Ele tem visitado dezenas de cidades por mês, com o respaldo do chefe – e de nada menos que 16 partidos da coalizão. O ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), também trabalha quieto. Tenta convencer o presidente Lula a neutralizar os dois petistas, compor a chapa PMDB-PT, com o mote de que é o melhor para combater o candidato tucano.

Requião x povo Pergunta de...

Depois de comprar briga com toda a imprensa do Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB), que decidiu se aproximar da sociedade pelos próprios meios, agora desconta a ira no povo.

Requião criou o Fale com o governador, no qual responde perguntas pela internet. Mas tem dado respostas deselegantes. Provocado dia desses sobre promessa de reajuste de servidores, mandou esta: "Que pergunta mais imbecil!".

O iluminado

O governador mineiro e presidenciável Aécio Neves (PSDB) fez ao colega José Roberto Arruda, do Distrito Federal, a oferta de compra de parte da Companhia Energética de Brasília. A Cemig, do governo mineiro, quer injetar mais de bilhão ali.

Curto-cicuito

Mas, para abrir o capital da CEB para a sociedade, Arruda terá de convencer mais da metade da Câmara Distrital, onde ele tem muitas resistências ainda de aliados do ex-governador Joaquim Roriz.

Luz do Rio

A Cemig já tem participação, e grande, na Light do Rio.

Lula contra o Mau...

Os craques Lula Vieira, o famoso publicitário, e o conceituado jornalista Maurício Menezes vão se unir para o show Lula enfrenta o Mau (de Maurício).

...no palco

Em breve, o espetáculo vai a cartaz no Teatro Oi Casa Grande. Será sarcasmo puro num passeio entre os erros e curiosidades do jornalismo e da publicidade.

Canto de Ataulfo

Se vivo fosse, o cantor e compositor Ataulfo Alves completaria 100 anos no início de maio. Merecidamente, o intérprete de Amélia, entre outras, ganhou neste fim de semana um canto só seu. Uma estátua (foto) na pequena Miraí (MG), sua terra natal.

Teje preso

A juíza Ana Latorre, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, entrou na lista negra da AGU. Ela expediu mandado de prisão para o chefe da Procuradoria Regional da União na capital, Luis Antônio Alcoba, detido pela PF dia 7.

Teje solto

Alcoba foi preso por descumprimento de ordem judicial referente a fornecimento de remédios. Para a AGU, ele não tem poder para implementar medidas desse tipo. Alcoba já foi solto.

Pais do PAC

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles – o dono do cofre nacional – e o vice-governador do Rio, Luiz Pezão – o Pai do PAC – serão homenageados hoje na Firjan.

OAB ferve

Wadih Damous prepara-se para campanha nacional ou reeleição na OAB-Rio. E esquenta a briga. O vice disputa a vaga. E agora o advogado Luciano Viveiros foi apresentado como terceira via para a presidência da Ordem. Promete modernizar a seccional.

Feirão da saúde

Os reflexos da crise na gestão de saúde serão o tema tratado pelo presidente da Confederação Nacional de Saúde, José Carlos Abrahão, na Hospitalar 2009, feira internacional do setor – de 2 a 5 de junho, em São Paulo.

Nenhum comentário: