sexta-feira, abril 10, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote


Fábio Portela

Em 2010, FHC para presidente

Dida Sampaio/AE


A situação do colombiano Luis Alberto Moreno à frente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) não é confortável. Sua gestão é contestada dentro e fora da instituição. No ano que vem, seu mandato acabará. Apesar de Moreno sonhar com a reeleição, os Estados Unidos estão reticentes sobre apoiá-lo novamente. Em Washington, surgiu um movimento que pretende colocar no cargo o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. Seu principal cabo eleitoral é o uruguaio Enrique Iglesias, ex-presidente do BID. FHC já foi sondado para assumir o banco em 2005. Naquela oportunidade, recusou.

 

A Amway agora é made in Brazil

Divulgação


A Amway é uma das maiores empresas de vendas diretas do mundo, mas, no Brasil, nunca deslanchou. O maior problema: seus produtos eram projetados para agradar ao mercado americano, e não ao brasileiro. No ano passado, o presidente da Amway no Brasil, André Raduan, reformulou seu portfólio e passou a produzir aqui mesmo os cremes, perfumes, xampus e vitaminas que vende. Resultado: as vendas no primeiro trimestre de 2009 cresceram 40% em relação a 2008. Animado, Raduan vai abrir três grandes lojas da Amway neste ano – em São Paulo, no Rio e no Recife – e pretende aumentar seu time de representantes de 50 000 para 300 000 até o fim de 2012.

 

Uma vaga na Infraero

Sergio Dutti/AE


O brigadeiro Cleonilson Nicácio, atual presidente da Infraero, já avisou ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que deixará o cargo até julho. Nicácio quer voltar para a Aeronáutica. Caso contrário, será automaticamente reformado, o que não está nos seus planos. Já começam a surgir interessados na vaga. O mais explícito postulante é Wagner Rossi, atual presidente da Companhia Nacional de Abastecimento, que tem entre seus padrinhos o presidente da Câmara, Michel Temer, do PMDB de São Paulo.

 

De quem é o prejuízo?

Antonio Milena/AE


A prefeitura de São Paulo recebeu uma má notícia. Parte do dinheiro que o Ministério Público diz ter sido desviado dos cofres públicos pelo ex-prefeito Paulo Maluf evaporou devido às oscilações do mercado. A história é a seguinte: o Deutsche Bank na Ilha de Jersey informou que 93 milhões de dólares que transitaram por uma conta controlada pela família Maluf foram investidos em debêntures da Eucatex. As debêntures foram convertidas em ações da empresa. O valor dos papéis, no entanto, despencou com o terremoto financeiro global. As ações compradas a partir de Jersey valem hoje 49 milhões de dólares. Um tombo e tanto.

 

De Jacutinga para o mundo

Edu Lopes


Para a bela estilista mineira Cecília Prado,de 26 anos, a crise mundial é uma abstração. As máquinas de tear de sua fábrica em Jacutinga, Minas Gerais, não param. Elas estão embaladas pelo sucesso que as criações de Cecília fazem no exterior. A partir de setembro, os vestidos de tricô da grife que leva o nome da moça estarão à venda na Harrods, a mais famosa loja de departamentos inglesa. "Tive medo da crise no começo, mas já passou. Acabei de receber um novo pedido da Anthropologie (uma das lojas mais descoladas de Nova York) e o meu faturamento deverá crescer 20% em 2009", diz. Das 2 500 peças que a mineira fabrica por mês, 70% são vendidas no exterior, em 21 países. Na Europa, um vestido dela custa o equivalente a 1 000 reais, em média.

Nenhum comentário: