segunda-feira, abril 27, 2009

INFORME JB

Geddel e Wagner começam a disputa

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 27/04/09

Cerca de 280 prefeitos da Bahia fazem amanhã uma marcha em Salvador, para reclamar da queda de repasses da União, como o Fundo de Participação Municipal, e o não atendimento às demandas pelo Programa Saúde da Família. Mas o alvo é o governador Jaques Wagner (PT), que chega de viagem ao exterior na tentativa de controlar a rebelião. E o fogo-amigo. Explica-se: quem está por trás da marcha promovida pela União dos Municípios da Bahia é o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (foto), pré-candidato ao governo. Ontem, seu afilhado político, o prefeito de Salvador, João Henrique, e o deputado ACM Neto (DEM) (foto) voaram juntos para o interior e fizeram palanque na cidade de Saúde para incendiar a marcha. PMDB e DEM são da base de Wagner no estado, mas já atuam pelo ministro.

Eleições à parte Convocação

Aliados, aliados; eleições à parte. Esse é o lema, embora Wagner e Geddel escondam dos holofotes a disputa nos bastidores. Negam o embate e o rompimento. Mas o fato é que Geddel é candidato e quer fechar com o DEM.

O fim de semana foi de convocação. Geddel chamou seus 130 prefeitos para a marcha. ACM Neto intimou uns 40. O ministro e o deputado se falam ao telefone quase diariamente.

Muy amigo

Sabem quem estava no palanque de João Henrique e ACM Neto em Saúde, ontem, inflando os alcaides? O senador Cristovam Buarque (PDT), amigo de Wagner. Mas ex-petista convicto.

Quem manda

A União dos Municípios da Bahia, UPB na sigla, com adesão de mais da metade das cidades baianas, é comandada por um prefeito de Geddel, que venceu a eleição contra um petista de Wagner.

Cobrança

"Não é uma ação contra Wagner, mas contra o governo federal que ele representa", acusa o deputado Geraldo Simões, apontando para Geddel. O PT está irritado com a indiferença de Wagner. Vai cobrar um rompimento.

A lista...

A Infraero fez a limpa. Exonerou centenas de funcionários que não eram concursados. Fala-se em 250.

... do coronel

Tudo em cima do relatório do coronel Hélcio Medeiros Ribeiro, o chefe da Inteligência. Ele virou o terror da estatal. A empresa avisou, aliás, que não tem agentes da Abin em seus quadros.

Susto

Há algo sobre passagens aéreas assombrando o senador Heráclito Fortes (DEM-PI), 1º secretário do Senado. Recebeu ligação da coluna, no sábado, e foi logo perguntando: "É sobre o Gabeira? É do Gabeira?".

Meirelles dos juros

O presidente do BC, Henrique Meirelles, pegou a mania de Lula de criticar a imprensa. Contou para empresários que, quando um ministro cobra a baixa da Selic, em tom de brincadeira, os jornais abrem manchete: "Cobrança forte de queda dos juros".

É a crise

A cúpula do Ministério da Fazenda tomou satisfações com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional sobre uma portaria que aliviou um caso de cobrança da siderúrgica CSN. Temem abrir precedentes em tempos de crise.

Nenhum comentário: