quarta-feira, abril 22, 2009

INFORME JB

O time da praia bate um bolão

Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 22/04/09

Os governadores que foram ao fórum empresarial de Comandatuba (BA), no fim de semana, e cujas capitais concorrem como sede para a Copa de 2014, aproveitaram a passagem do ministro do Esporte, Orlando Silva (foto), para cobrar maior participação do governo nos investimentos. O presidente Lula e o próprio ministro já disseram que a União não vai construir estádios – que devem ser dos orçamentos dos estados, via PPPs. Mas não basta, chora o time que se reuniu no hotel à beira da praia. Eduardo Braga (Amazonas) – confiante de que Manaus baterá Rio Branco e Belém – Eduardo Campos (Pernambuco) e Luiz Henrique (Santa Catarina) pressionaram. Campos fez até apelo social para o governo entrar com o PAC: "Temos um projeto de arena, que criará até um bairro novo nos arredores", disse à coluna.

Gol do Dudu Carioquinha

Das três capitais dos governadores supracitados, só Recife está praticamente certa da escolha da Fifa, mês que vem, para sede da Copa. Manaus e Florianópolis ainda têm fortes concorrentes.

Eduardo Braga é um gaiato. No almoço da ADVB, no Rio, mostrou uma carteirinha de estudante da cidade que ganhou depois de uma visita a uma escola estadual em Madureira. Disse que vai usá-la para meia entrada no cinema.

Porta aberta

Outra esperta é Roseana Sarney. Não bastava a aprovação do TSE. Só pisou no Maranhão para tomar posse como governadora depois de encomendar pesquisa. Descobriu que mais de 60% do povo aprovavam sua volta.

Mar...

O ministro Edison Lobão, de Minas e Energia, não vai entregar no 1º de maio, como queria, o novo marco regulatório do petróleo. Será até o fim do ano, porque a equipe interministerial que cuida do tema quer caprichar mais.

... e subsolo

Lobão também vai entregar, no pacote, a revisão do código mineral. Quer regras mais claras para a exploração do subsolo nacional. E na esteira dos pelots, claro, vem a polêmica dos royalties para municípios.

Recado

Ainda sobre Lobão. No fórum de Comandatuba, ele mandou recado para o colega Carlos Minc (Meio Ambiente), com quem se dá bem. "É mais fácil subir num pau de arara do que obter licença para construção de hidrelétricas".

Morde...

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), comemorou como um gol ao saber pela coluna que o presidente Lula havia liberado dinheiro para compensar o FPE. Diz que vai pedir R$ 250 milhões. "É a perda estimada para o ano" com a queda da arrecadação de impostos, explicou.

... e assopra

Mas Dias, cauteloso e aliado do Planalto, vai devagar, ciente de que a Viúva também vive no aperto. "Não podemos matar a galinha dos ovos de ouro, né?", sorriu.

Teto solar

Autor da ideia adotada pelo governo para gerar energia solar nas casas populares do novo pacote habitacional, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) vai ao ministro Carlos Minc para buscar uma solução para os custos.

Homens ao mar

Marinheiros dos Estados Unidos, do Brasil e de outras nações parceiras das Américas e da Europa estão prontos para dar o pontapé inicial no 50º Exercício Naval Unitas, o exercício naval multinacional de maior duração do mundo. A interação deste ano será realizada de 30 de abril a 5 de junho na costa de Jacksonville, Flórida.

Nenhum comentário: