domingo, abril 19, 2009

INFORME JB

Esforço por um novo Código Penal


Leandro Mazzini

JORNAL DO BRASIL - 19/04/09

O senador Renato Casagrande (PSB-ES) (foto) entrega, quarta-feira, ao presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), o anteprojeto de modernização do Código Penal. Casagrande vai além. Aproveita o embalo do 2º Pacto Republicano sobre celeridade do Judiciário e pedirá a Sarney, entusiasta do assunto, que seja o relator do anteprojeto. Sarney, em contato com o presidente do STF, Gilmar Mendes, deu a entender que há esforço para o projeto andar. "O Código é de 1941 e desde então só sofreu remendos", diz Casagrande. Entre outras mudanças propostas, o senador destaca a permissão de apenas um embargo por instância e a ideia de que o júri popular ganhe mais um membro nos julgamentos, passando para oito. Será formada uma subcomissão especial para tratar do assunto.

Lula & Gonzaga Rei do baião

Depois do Parque Dona Lindu, em homenagem a sua mãe no Recife, o presidente Lula tem outra ideia cultural para a capital. Quer a construção do museu Luiz Gonzaga, de quem era fã.

Há gente que quer o museu do saudoso rei do baião no interior pernambucano, mas o presidente mandou o recado de que na capital será mais visitado.

Retorno de HH

Heloísa Helena, vereadora em Maceió e presidente nacional do PSOL, anunciou à turma sua decisão de concorrer ao Senado. Quer voltar à Casa Alta porque José Nery (PA), suplente da governadora Ana Júlia Carepa, terá páreo duro na reeleição.

Trio capixaba

Por falar em Casagrande, ele é cotado para a sucessão do governador Paulo Hartung (PMDB). No páreo, também o prefeito de Vitória, João Coser (PT), e o vice-governador Ferraço.

Tripé do PSC

O PSC definiu seus rumos programáticos para o ano: meio ambiente, previdência e a doutrina social-cristã. Para o horário gratuito na TV, as estrelas serão os 10 deputados federais.

Na praia

Com base em Petrópolis (RJ), o PSC terá diretório no Rio. Quem passa a comandar o partido é o deputado federal Hugo Leal

Time do bem

A final da Taça Rio, no Maracanã, terá um time diferente: atletas paraolímpicos e crianças com deficiência entrarão no gramado com a bandeira da campanha "Acessibilidade – Siga esta ideia".

É a crise

A CBL & Associates Properties, Inc. comunicou a seus executivos que diminuirá o número de participantes no International Council of Shopping Centers, em Las Vegas, de 17 a 20 de maio, de 50 mil para 30 mil participantes.

Bye, bye

Aliás, a CBL, que tem participações em shoppings, dá sinais de que deixará o Brasil. Rompeu com a pequena Tenco participações, de Minas, e já não descarta vender sua parte no Plaza Macaé, litoral Norte do Rio.

Concordata

E, para piorar o setor, a gigante GGP pediu concordata nos EUA. Tem 49% da Aliansce – dona de vários shoppings no Brasil .

Milhões pela fé

O pastor Silas Malafaia comanda hoje na Praça do Papa, em Vitória, concentração de um rebanho estimado em 100 mil. Com venda de 1 milhão de livros e 300 mil CDs por ano, virou a nova febre dos evangélicos.

Turma das letras

O rabino Nilton Bonder, o jornalista Xico Sá e Sergio Rouanet, criador da lei de incentivo à cultura, vão participar de 29 a 31 de maio do II Festival da Mantiqueira - Diálogos com a Literatura, em São Francisco Xavier (SP).

Cardápio francês

Até terça, a histórica Ouro Preto vai abrigar o Festival Comida de Bistrô, em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Comandatuba

O blog da coluna acompanha em tempo real, hoje e amanhã, os debates do 8º Fórum de Comandatuba, com notícias de empresários, políticos e bastidores.

Nenhum comentário: