quinta-feira, abril 16, 2009

BRASÍLIA - DF

O calvário de Stephanes


Correio Braziliense - 16/04/2009
 

A briga interna no PMDB pela Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura provocou um bate-boca entre o ministro da área, Reinhold Stephanes, e o líder da bancada na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Chegou ao ponto de o líder, exaltado, dizer ao ministro: “Você só tá aí por causa do PMDB!” Stephanes deseja nomear para a Secretaria Executiva do ministério Alexandre Fontelles. Fonteles já está lá, trabalhando com o secretário Silas Brasileiro, que deve assumir o mandato de deputado federal pelo PMDB mineiro. Só que os peemedebistas vetaram a indicação. O assunto levou Reinhold ao Congresso na noite de terça-feira para uma conversa com o presidente da Câmara, Michel Temer, em busca de apoio para tentar resolver o impasse. 

***
Stephanes ofereceu ao PMDB a Secretaria Executiva adjunta. O partido, no entanto, quer mais. A grita dos peemedebista é tão grande que já tem parlamentar brincando na Casa que, entre os deputados do PMDB, se passar a Adriane Galisteu e um cargo pela frente, eles ficam com o segundo.


Munição não falta 

Os deputados que se preparem: a cada dia, virá uma notícia de passagens e verba indenizatória como as que saíram nos últimos dois dias a respeito de artistas e ministros. 

Palanque precoce 

As comemorações do Dia do Trabalhador da Força Sindical devem reunir pela primeira vez no mesmo palco três pré-candidatos à sucessão de Lula. Estão pré-confirmados no evento o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. A central decidiu que não apoiará o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). 

Dilma à la Aécio 

Primeiro pré-candidato a presidente a se colocar como o pós-Lula com ênfase à gestão pública, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, acaba de ter seu discurso resgatado pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na reunião com o PT, ela citou que o atual governo “apesar de todos os esforços avançou pouco no que se refere a desatar os nós da burocracia para a agilização de obras e serviços”. É por aí que ela pretende estruturar a sua campanha. 

Na área 

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que é também presidente do PSB, encontra-se hoje com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. Na pauta, o pedido de socorro dos usineiros e as eleições de 2010. 

 A culpa é do office-boy que não levou as orientações do presidente Lula para o ministro doPlanejamento 

Da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), ao comentar o superávit primário dos próximos anos e a média da taxa de juros projetadas ontem na proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias(LDO) que chegou ao Congresso.


No cafezinho...

 
 

Terreno hostil 
Numa rara aparição no Salão Verde da Câmara, o ex-presidente da Casa Arlindo Chinaglia (foto) foi rodeado ontem por dezenas de suplentes de vereadores que há meses pedem a votação da emenda que aumenta o número de cadeiras nas câmaras municipais. Em coro, cobraram explicações sobre o fato de Chinaglia, quando presidente, não ter promulgado a lei. Chinaglia ouviu pacientemente, mas respondeu, lacônico: “Essa proposta não vai passar”. 

Para inglês ver 
O chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, foi recebido como futuro presidente do partido na reunião da bancada do PT com a ministra Dilma. Gilberto e Dilma, por sinal, estão iguais: ele diz que não é candidato a presidente do partido e ela diz que não trata de eleição em 2009. Só que ninguém acredita.

S.O.S., presidente! 
Um emissário chegou ao gabinete do presidente da Câmara, Michel Temer, com um pedido de socorro: o deputado Edmar Moreira (sem partido-MG) encontrava-se sitiado em seu gabinete, enquanto uma turma de repórteres aguardava do lado de fora para falar sobre a notificação que recebera do Conselho de Ética. Temer respondeu que pouco podia fazer. 

My brother 
Sempre atentos às abordagens do CQC, os parlamentares agora se contorcem para se esquivar do assédio dos suplentes de vereadores. Um desavisado senador João Ribeiro (PR-TO) foi pego de surpresa por um exaltado manifestante, que caprichou na gíria: “Aí, moleque doido! Esse é o senador que vai votar a nosso favor!”. Ribeiro apenas seguiu seu caminho. Eles estão “por aqui” com esses suplentes.

Nenhum comentário: