quarta-feira, abril 01, 2009

BRASÍLIA - DF

Poupança intacta

Correio Braziliense - 01/04/2009
 

A intenção do governo de mudar a forma de remuneração da poupança está na geladeira. Pelo menos, por enquanto, a ordem é manter tudo como está. Até porque do presidente em exercício, José Alencar, passando pelos partidos aliados, ninguém concorda com a ideia da alteração. Consideram que traria mais desgaste do que vantagem para o governo. “Se for para mexer, será para quem vier a poupar. Não para quem já está aplicando suas economias na poupança. Não é justo penalizar quem já está poupando com base nos rendimentos atuais”, afirmou o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), que tem acompanhado esse tema de perto dentro do Poder Executivo. 

***
A base aliada sabe que as dificuldades são grandes e não quer saber de mais marolas, além das que terá que enfrentar por causa dos cortes no Orçamento e da queda na arrecadação. Já chega os prefeitos na porta pedindo a recomposição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Se a eles se somarem aqueles que aplicam na poupança, será muito barulho e o governo corre o risco de perder nas duas frentes.


Corre Lobão, corre! 

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara, Bernardo Ariston (PMDB-RJ), tem um objetivo claro ao propor uma subcomissão para estudar o marco regulatório do pré-sal: se o governo enrolar muito, a ideia que ele expôs aos deputados é fazer tudo pelo Congresso, para que a proposta governamental vire um apêndice no que for discutido no Legislativo. O líder do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF), já percebeu e ontem enviou um documento ao ministro Edison Lobão pedindo a criação da estatal para cuidar da exploração de petróleo na camada pré-sal. 

Apoio fraterno 

O vereador goiano Carlos Soares aproveitou uma cerimônia de filiação do PT em Goiânia, na segunda-feira, para colher assinaturas de apoio à readmissão de seu irmão e ex-tesoureiro petista, Delúbio Soares, aos quadros do partido. Entre os neopetistas, estava o ex-prefeito de Goiânia Darci Accorsi, readmitido pela legenda. Accorsi foi preso há três anos pela Polícia Federal acusado de fraudar uma licitação na época em que esteve à frente da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego). 

8 ou 80

Os tucanos içaram a bandeira branca na disputa com o DEM pela liderança da minoria no Congresso. Mas, em vez de apoiar o partido aliado, querem que os democratas também desistam do posto. O argumento é o de que a criação de uma estrutura para a liderança dentro do Senado forneceria mais munição às denúncias contra os gastos da Casa. 

Tom & Jerry 

É bom os amigos do líder do PSDB, José Aníbal, não mencionarem o fato de o deputado Paulo Renato Souza deixar o mandato para assumir a Secretaria de Educação de São Paulo. É que José Aníbal, que continuou na liderança do partido como uma vitrine para concorrer ao Senado pelo PSDB paulista, sabe que Paulo Renato, como secretário, poderá se credenciar para fazer o mesmo. Moral da história: os dois que disputaram a liderança partidária vão continuar brigando pela vaga de candidato a senador. 

No cafezinho...
Daniel Ferreira/CB/D.A Press -14/2/09
 
 

Nem vem! 
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (foto), não gostou da história de o presidente Lula jogar a responsabilidade da crise sobre a turma de olhos azuis. Desde a semana passada, ele ouve piadinhas dos amigos e responde logo: “Eu não tenho nada a ver com a crise!” 

Primeiro de abril! 
O PSDB vai aproveitar o dia da mentira para tentar cutucar o presidente Lula. Hoje, na liderança do partido, o líder José Aníbal (SP) inaugura um monumento de acrílico para relacionar essa data com as declarações presidenciais. 

Escapuliu 
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), preferiu ficar longe do lançamento da agenda da indústria ontem na sede da CNI em Brasília. Dizem seus aliados que é porque ele não aguenta mais ser abordado sobre a crise que se abate sobre a Casa. Para a missão, mandou o primeiro vice-presidente, senador Marconi Perillo (PSDB-GO). 

Ciro, o bem-humorado 
O deputado Ciro Gomes (PSB-SE) anda numa fase de bom humor tão grande que já não esconde seus verdadeiros sentimentos em relação à aliança PT-PMDB. “Estou mesmo incomodado. É crise de ciúmes!”, afirma ele, jurando que é todo elogios à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua “amiga, exemplo de eficiência”. 

Nenhum comentário: