quinta-feira, abril 23, 2009

ARI CUNHA

Rio, cidade luz


Correio Braziliense - 23/04/2009
 

Espetáculo de rara beleza foi o lançamento do ano da França em homenagem ao Brasil. O lançamento foi na Lagoa Rodrigo de Freitas, numa noite chuvosa e emocionante. Foi coisa linda, como o Brasil não tinha visto. Solenidade extremamente humana. Foi transmitida pela televisão num programa bem organizado e belo. Homens com uniformes iluminados formavam a dança do som e luz num aparato de alta tecnologia. Guindastes enormes faziam com que voassem na noite carioca, e o mundo assistisse à festa. Em terra, a pirotecnia lançava modelos que jamais haviam chegado ao Brasil. Por momentos, foram esquecidas as agruras da crise econômica. O Brasil se sentiu alegre e se divertiu com a beleza que iluminava seus olhos. As roupas com aspecto de astronautas mostravam as cores da bandeira francesa voando sobre a Lagoa Rodrigo de Freitas. Quando eram apagadas, a figura humana desaparecia como por encanto. O escuro retirava de circulação os homens parecidos bonecos. Foi empolgante o presente do casal Nicolas Sarkozy, presidente, e Carla Bruni, sua esposa. A festa fez criar na mentalidade brasileira o esquecimento da crise. A alegria enchia a tela da televisão.


A frase que não foi pronunciada

“Ninguém vai descobrir nada. A menos que você tenha aprontado alguma.”
Bilhetinho voando no chão da Esplanada.


Energia solar 
Presidente Lula vai adotar o uso de energia solar térmica. Pretende substituir os chuveiros elétricos em casas populares a serem construídas pelo PAC da Habitação. Os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia e a Caixa Econômica Federal estão de acordo. 

Candidato 
Geraldo Magela está no páreo para ser candidato ao governo do Distrito Federal. O nome parece fraco para o povo. Quando presidia banco oficial, foi o único a dar prejuízo ao governo. Todos os outros esbanjaram pujança. Por sinal, Magela perdeu para Joaquim Roriz. Lula, recém-eleito, pegou pelo braço do petista e exclamou: “Se houver justiça nesta terra, este será o candidato eleito”. 

Concorrência 
Polo de moda do Ceará está em polvorosa. A China aumentou suas vendas em 305,8%. Está para desbancar o comércio cearense. Mão de obra e produção baratas são a grande atração. A elite está ameaçada. A moda da sociedade também, sob a ameaça de modelos exclusivos, pelas cores. 

Asfalto 
No Ceará, também a água da chuva está levantando o asfalto com a correnteza da torrente. O perigo é que ilhas do pavimento ficam deslizando pelas ruas. É ameaça permanente aos transeuntes e automóveis. 

Perigo no mar 
Força das ondas está dizimando a Praia de Iracema, em Fortaleza. Prédios antigos e tradicionais estão sendo destruídos. As obras de sustentação estão atrasadas e a água não respeita a negligência das autoridades. 

Desemprego 
O Brasil está inflacionado com o número de jogadores de vôlei que estão sem emprego. Empresas fortes, como a Telecom e outras, retiraram patrocínio de equipes campeãs olímpicas. O mercado está cheio de grandes jogadores e jogadoras. Pode ser a oportunidade para os países europeus. 

Holocausto 
Mahmud Ahmadinejad afrontou a opinião mundial. Declarou que o holocausto é propaganda contra países. Quando Eisenhower ocupou campo de concentração, chamou repórteres do mundo inteiro. Liberou as fotos que desejassem. Bem pensava que um dia poderá aparecer alguém para dizer que não era verdade. Agora está provado que o presidente do Irã é essa pessoa. A ONU sofreu a retirada de muitos representantes naquela reunião.

História de Brasília

A história do contrabando no Ceará está escrita: não dará em nada, porque o pessoal que desviou café, bom, vamos deixar pra lá essas coisas. (Publicado em 28/1/1961)

Nenhum comentário: