sexta-feira, abril 03, 2009

ARI CUNHA

Temperatura internacional


Correio Braziliense - 03/04/2009
 

New Jersey — Presidente Obama está na Europa reunindo em torno de si a curiosidade dos países. Falando a outros povos, apertou o botão reset de relações diplomáticas com os poderosos. Reinicia com China e Rússia suas conversas sobre questões nucleares. Países importantes mostram a oportunidade para entendimentos. Querem ser ouvidos pelo globo terrestre. O tema é apaixonante, em vista de posições antagônicas. Alguns países desejam marcar lugar no reduzido número de detentores dos segredos nucleares. No encontro do presidente russo, Dmitry Medvedev, de 43 anos, com Obama, dos EUA, 47 anos, o tema foi armamento nuclear. O combate ao terrorismo ocupou bastante tempo como assunto de relevância. A estabilização da economia mundial fez parte da conversa. Em seguida veio o assunto mudança climática. Potências mundiais não podem ficar alheias ao tema. Certo que particularidades vão pisar nos calcanhares daqueles que rejeitaram até então o assunto. A participação ocupa o tempo de todo o mundo. Sem união de trabalho, nada progredirá. O encontro com o líder chinês Hu Jintao está agendado para acontecer até o final do ano. Tanto o americano quanto o chinês preparam seus assuntos para não haver retrocesso. É interesse de ambos.


A frase que não foi pronunciada

“O telefone aproxima quem está longe e afasta quem está perto.”
Benedita Silva, em visita ao plenário, vendo os parlamentares ao celular


Estado do Sol 
Califórnia é chamada Estado do Sol. Isso faz parte da propaganda turística. Lendo o fato e vendo fotos que a televisão publica, dá inveja a quem está em New Jersey. O tempo é nublado, chuva fina e frio de rachar o coração. Termômetro negando a temperatura. Está abaixo de zero. 

Participação 
Comissão temporária no Senado participa das comemorações dos 50 anos de vida da capital brasileira. O pedido foi feito pelo senador Geraldo Mesquita, para colaborar, em articulação com o GDF, com as festividades de 21 de abril do próximo ano. 

Falar 
Filipe Pereira, deputado federal, apresentou projeto de lei que obriga a manutenção de exemplares da Bíblia Sagrada nos acervos das bibliotecas públicas do país. Distribuir a Bíblia é tarefa sem sacrifício. Já praticar o que dizem suas palavras... Se fosse lei... 

Profissionais 
Há 100 anos, as escolas técnicas foram implantadas no Brasil. O senador Gerson Camata quer instituir 2009 como o Ano Nacional do Ensino Técnico. Não escondeu a admiração pela iniciativa do presidente Lula de levar para o Espírito Santo 11 escolas técnicas. Até hoje, o estado só contava com duas. 

Trabalho 
Mais cargos de direção e assessoramento superior (DAS). Dessa vez, o Executivo quer vagas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e para a Fundação Nacional do Índio. Quando o PT assumiu o governo, demitiu todos os cargos comissionados que não eram do partido. Se não vencer as eleições em 2010 e o próximo partido fizer o mesmo, será o maior índice de desemprego já visto no Brasil. 

Alternativa 
Verizon Páginas Amarelas é o nome do catálogo disponível em hotel de Nova Jersey. Nas primeiras páginas, o primeiro anúncio é sobre alternativas de aborto. A sugestão é Abortion absolutely not, ou “Aborto de jeito nenhum”. 

Deu mal 
Ouvindo esta manhã o rádio com notícias sobre o Brasil, ficamos sabendo que o PT não está inclinado a aceitar a volta de Delúbio Soares. Não é novidade seu achego ao ex-deputado cassado Zé Dirceu. Ambos foram expulsos do partido por conivência no caso do mensalão. Foi dinheiro a rodo para favorecer o governo Lula na aprovação de projetos na Câmara.

História de Brasília

Como se trata de navio português, o carioca tomou conta das aragarças marítimas do Santa Maria e diz que, já no fim dos mantimentos, o comandante virou-se para o imediato e perguntou: “E agora, Manoel, o que é que nós vamos fazer com um navio em alto mar?”.

Nenhum comentário: