sábado, abril 18, 2009

AGORA VAI

Exército israelense prepara ataque ao Irã


colaboração para a Folha Online

O Exército de Israel prepara um ataque militar contra as instalações nucleares iranianas, no caso de uma determinação do governo liderado pelo novo primeiro-ministro, Binyamin Netanyahu. A informação foi divulgada neste sábado pelo jornal britânico "The Times".

"Israel quer ter a segurança de que se o seu Exército receber autorização, pode atacar o Irã em poucos dias, inclusive horas. Se prepara a todos os níveis para esta eventualidade. A mensagem ao Irã é que a ameaça não é apenas verbal", informou uma fonte do ministério da Defesa israelense ao "Times".

A informação divulgada neste sábado vai contra as declarações do presidente de Israel, Shimon Peres, que nesta quinta-feira (16) disse que uma intervenção militar israelense no país estaria descartada.

Entre as medidas planejadas, está a compra de três aviões radares Awacs e exercícios em escala nacional para preparar a população para possíveis represálias. Nos últimos anos, os dirigentes israelenses afirmaram em várias oportunidades que se reservavam todas as possibilidades, incluindo a força, para impedir que o Irã obtivesse armamento nuclear.




Amir Cohen/Reuters
Israel estuda a possibilidade de atacar o Irã com tropas militares e aéreas, segundo jornal britânico "Times"
Israel estuda a possibilidade de atacar o Irã com tropas militares e aéreas, segundo jornal britânico "Times"

Nenhum comentário: