sábado, março 28, 2009

PANORAMA

REVISTA VEJA

Panorama
Holofote


Felipe Patury


Tucupi paraense

Dida Sampaio/AE


O deputado Jader Barbalho já esteve entre os principais conselheiros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nos últimos dois anos, também manteve uma relação estreita com a governadora petista do Pará, Ana Júlia Carepa. Foi Jader quem desenhou a estratégia que resultou na eleição de Ana Júlia. Em retribuição, ganhou alguns dos principais cargos dos governos federal e paraense e tornou-se uma espécie de eminência parda de Ana Júlia. Essa relação está por um fio desde que Jader decidiu lançar seu filho, Helder Barbalho, prefeito da cidade de Ananindeua, à sucessão de Ana Júlia. A governadora, que sonha com a reeleição, azedou. Desde então, está mais próxima do cacique do PMDB paulista, Orestes Quércia, que está na oposição. Ela cogita até apoiar o tucano José Serra na eleição presidencial de 2010.

 

A fralda voadora

Divulgação


Afinal, uma notícia boa sobre a seguradora americana AIG. A Providência, empresa que a AIG brasileira, capitaneada por Marcelo Aguiar, divide com a Gol, pretende abrir uma filial nos Estados Unidos. Com duas fábricas no Brasil, a Providência detém nada menos que 80% do mercado nacional e 60% do sul-americano de não tecidos, a matéria-prima de fraldas descartáveis e absorventes. Com dinheiro em caixa, a empresa quer aumentar sua inserção na América do Norte. A conquista desse mercado também seria um grande passo para os planos da Providência de se fundir com um de seus concorrentes. Um deles é a Novacare, pertencente ao fundo americano Matlin Patterson, o mesmo que vendeu a Varig para a Gol. Se confirmado, o investimento nos Estados Unidos será de 500 milhões de reais.

 

Yeda à deriva

Antonio Cruz/ABR


O desgaste da governadora tucana Yeda Crusius, sempre às voltas com denúncias de corrupção, levou o DEM a dar início a articulações em torno da candidatura ao governo gaúcho de Germano Rigotto, do PMDB. As conversas são acompanhadas pela cúpula tucana e têm a simpatia de boa parte dela. Se forem exitosas, poderão ajudar a evitar que o PMDB desembarque na candidatura da petista Dilma Rousseff.

 

Bahia de todos os grampinhos

Antonio Milena/ABR


Como bem sabe o doutor Protógenes, a Polícia Federal é dona de um equipamento de escuta telefônica chamado Guardião, que monitora tanto os números do grampeado como os de seus interlocutores. Na Bahia, que tem um histórico pesado de grampos ilegais, há agora dois sistemas desse tipo. Um pertence ao Ministério Público local, que legalmente não tem a atribuição de grampear ninguém. O outro foi comprado sem licitação há dez dias pelo governoJaques Wagner. Pois é.

 

Empacou em Cuiabá

Euler Junior/Estado de Minas


Brasília anda preocupada com a evolução do PAC em Cuiabá. A capital mato-grossense, administrada pelo tucano Wilson Santos, tem três obras do programa federal penduradas na Controladoria-Geral da União. Em agosto de 2008, o órgão detectou irregularidades em duas obras de esgotos e em uma de abastecimento de água.

 

 

Os quatro monstrinhos de Hamburger

Mario Rodrigues


O diretor de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Cao Hamburger,está de volta ao universo infantil. Criador da série e do filme Castelo Rá-Tim-Bum, Hamburger trabalha em uma nova série para a TV Cultura. Ele desenvolve um argumento no qual os personagens serão quatro monstrinhos. O diretor não quer saber de animação nem de atores. Pretende usar bonecos. Hamburger gostaria que o seriado se chamasse Crocs, mas deve mudar o título por causa da sandália homônima. A TV Cultura, uma fundação pública mantida pelo governo paulista, afirma que precisa de 5 milhões de reais para pôr o projeto de pé. O montante é idêntico ao que a fundação pretende levantar com a cobrança pela retransmissão de sua programação por outras TVs públicas.

Nenhum comentário: